A pedido da CMTU, pesquisa Origem-Destino é prorrogada até 16 de outubro pela Semob (DF)

É fundamental a participação da sociedade para que o planejamento das demandas do transporte público reflita as necessidades dos usuários; confira

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) anunciou a prorrogação da pesquisa Origem-Destino até o dia 16 de outubro. A decisão atende à solicitação da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que acompanha de perto o processo de renovação do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do DF (PDTU/DF). O deputado distrital Max Maciel (Psol), presidente da CTMU, destacou a importância da participação social nesse processo.

“A participação da população é fundamental para garantir que o transporte público atenda de verdade às necessidades de quem utiliza. Por isso, a prorrogação da pesquisa é uma oportunidade de tornar esse processo mais completo”. Disse o deputado.

A pesquisa

A pesquisa, iniciada em agosto, é fundamental para entender os padrões de deslocamento da população do DF e garantir um planejamento eficiente para o transporte público nos próximos anos. A CTMU, em reunião com a Semob no dia 30 de agosto, destacou a importância de incluir horários de deslocamento fora do padrão convencional, como os períodos muito cedo e muito tarde, que são cruciais para muitos trabalhadores.

Outro ponto levantado pela CTMU é a duração da modalidade on-line da pesquisa, que teve início na segunda quinzena de setembro. A comissão defendeu a necessidade de equiparar o prazo da versão on-line com o da pesquisa presencial, garantindo maior abrangência e participação da população, também permitindo participação dos moradores do entorno que se deslocam diariamente para o DF.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa (com adaptações)

você pode gostar também