Câmara deve concretizar a cassação de Deltan Dallagnol

Foto: Agência Brasil

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), marcou para às 14h30 de hoje (6/6) a reunião da Mesa Diretora da Casa que deve cassar de vez o mandato do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

A previsão é de que, no encontro, Lira e os outros integrantes da Mesa analisem o parecer da Corregedoria da Câmara recomendando acatar a decisão do TSE que cassou o mandato de Dallagnol.

O plenário do TSE cassou o mandato de Dallagnol por unanimidade em 16 de maio. A decisão foi comunicada à Câmara, que deu início aos trâmites internados para cumprir a ordem.

O ex-procurador foi notificado pela Corregedoria da Casa e apresentou sua defesa, por meio da qual pediu que a Câmara não cumprisse a ordem do TSE ou que esperasse o julgamento de seu recurso ao STF.

A interpretação de Lira e do atual corregedor da Casa, no entanto, é de que não cabe ao Legislativo questionar a decisão da Justiça Eleitoral, mas, sim, apenas cumpri-la.

Diante do atos em prol de Dallagnol no último domingo, 04/06, nem os próprios apoiadores acreditam que o deputado deva voltar a câmara, pois em Curitiba e em São Paulo os atos a favor do Delta estavam literalmente esvaziados.