A Câmara dos Deputados decidiu convocar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, devido à redução expressiva no volume de apreensões de maconha e cocaína neste ano. O deputado Coronel Meira, responsável por apresentar o requerimento na Comissão de Segurança Pública, obteve consenso entre seus pares para tal convocação.
Dados sobre apreensões
Conforme apontado por recentes reportagens, o governo federal apresentou uma queda de aproximadamente 30% nas apreensões dessas drogas nos primeiros sete meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Especificamente, as apreensões de maconha e cocaína diminuíram 28,6% e 31,4%, respectivamente.
Pleito do Deputado Coronel Meira
No requerimento, Meira destaca a necessidade de compreender os motivos da abrupta queda nas operações de apreensão. Ele argumenta que tais operações são fundamentais para combater o crime organizado no país.
Mudança estratégica da polícia federal
Em resposta a questionamentos, a Polícia Federal informou que a redução se deve a uma reorientação de foco. Agora, a corporação prioriza atacar a estrutura financeira dos grupos criminosos relacionados ao tráfico. Como resultado dessa nova abordagem, a PF conseguiu apreender um valor recorde de R$ 2,1 bilhões em bens e ativos de tais organizações em 2023.
Outros questionamentos ao ministro
Além das questões sobre as apreensões, Dino enfrentará outros tópicos polêmicos diante da Comissão de Segurança Pública, dominada majoritariamente por parlamentares de orientação conservadora. Ele deverá se posicionar sobre declarações relacionadas à recente onda de violência na Bahia, possíveis interferências nas ações da Polícia Federal e cortes previstos para a segurança pública no orçamento de 2024.