Em quatro meses de mandato, Lucyana Genésio apresenta a prestação de contas do seu mandato

A deputada apresentou a prestação de contas do seu mandato, ao qual se encerrou nesta terça-feira, dia 15; confira

Foto: Reprodução

Durante quatro meses, a parlamentar trabalhou para garantir investimentos na saúde, em Pinheiro. Além disso, apresentou 25 proposições legislativas e promoveu diversas reuniões em ministérios e empresas públicas.

“Quando eu fui empossada como deputada federal, me comprometi em trabalhar quatro anos e em quatro meses. E conseguimos, ao longo de 120 dias, trabalhar todos os dias para que os cidadãos maranhenses, especialmente da Baixada e Pinheiro, tenham acesso à saúde, educação, geração de emprego e renda, entre outras garantias dos seus direitos previstos na Constituição.” Comentou a deputada federal.

Mais investimentos

Lucyana Genésio destinou mais de R$ 2 milhões em emendas parlamentares para a saúde, no município de Pinheiro. Ademais, articulou a entrega de uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e está acompanhando, junto ao governo federal, a liberação das obras do Centro de Parto Normal (CPN), para aquele município. O seu trabalho na área legislativa resultou na apresentação de 25 proposições legislativas, entre elas, dois relatórios aprovados na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

“O meu mandato destinou recursos para que os pinheirenses tenham acesso à saúde com qualidade. Também ajudamos o município com uma ambulância do Samu e estamos articulando a liberação das obras do centro de parto, que proporcionará atendimento humanizado para as mães e para os seus filhos. Tudo isso é fruto de muito trabalho pelo povo do Maranhão”, disse Lucyana.

Também apresentou quatro projetos de leis (3233/24, que permite a dedução, da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), das despesas relativas a consultas com enfermeiros; 3548/24, que cria o Dia Nacional de Combate ao Capacitismo; 3549/24, que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre a Dupla Excepcionalidade; e 3591/24, que institui a Política Nacional de Saúde na Escola).

Ainda protocolou requerimentos como: a inclusão na pauta de votações do Plenário o Projeto de Lei 2.531/24 (piso salarial para os profissionais da educação básica); informações das ações utilizadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima no combate aos incêndios florestais; moção de louvor à skatista, Rayssa Leal; indicação ao Ministério da Saúde para implementar no Brasil o Programa Alô Bebê, da Prefeitura de Pinheiro, entre outros.

Na Tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, a deputada proferiu sete discursos. Em outro momento, leu em Plenário o Projeto de Lei 3777/23, que indeniza as vítimas de crimes contra a liberdade sexual. E, por uma vez, presidiu a sessão do Plenário da Câmara dos Deputados. Atendendo solicitação da parlamentar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio das Forças Federais de Segurança Pública ao município de Pinheiro, no primeiro turno das eleições municipais.

Governo federal

A deputada promoveu diversas reuniões em ministérios e empresas públicas, com o objetivo de buscar melhorias para os cidadãos. Lucyana reuniu-se, em 26 de junho, com o Diretor de Governança e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Gil Cutrim, para acompanhar o andamento do projeto do Aeroporto Regional de Pinheiro. Esta é uma importante solicitação para o município, pois proporcionará o desenvolvimento social e econômico da nossa região da Baixada Maranhense.

Em reunião com a assessoria técnica da Casa Civil, em 16 de julho, a deputada solicitou agilidade na liberação das obras do Centro de Parto Normal (CPN). Em continuidade ao projeto, a parlamentar também acompanhou os trâmites do CPN junto à assessoria técnica do Ministério da Saúde, em 17 de setembro. A parlamentar participou do lançamento do Plano Safra da Agricultura 2024/2025, em apoio ao setor agrícola maranhense e brasileiro. A cerimônia foi realizada em 3 de julho, no Palácio do Planalto.

Em reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, foi apresentado à deputada o Programa Acredita, que oferece oportunidades de qualificação, emprego, orientação empreendedora e acesso ao microcrédito produtivo para as pessoas do programa assistencial. O encontro foi realizado em 27 de agosto.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa (com adaptações)

você pode gostar também