É aprovado projeto que exige equipamento para pessoas com deficiência visual em ponto turístico

Contudo, a proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois pelo Senado; confira.

Foto: Reprodução

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1871/24, que torna obrigatória a instalação, em pontos de interesse turístico, de equipamentos destinados às pessoas com deficiência visual. O relator, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), recomendou a aprovação do texto após ajustes.

 

Deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ) | Foto: Reprodução
Deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ) | Foto: Reprodução

 

“O Estado deve adotar iniciativas que ofereçam às pessoas com deficiência experiências mais próximas do ideal quanto possível”, disse o parlamentar.

Pela proposta, os dispositivos terão código de barras bidimensional (QR Code) que acione uma audiogravação para informar às pessoas com deficiência visual as características, a importância e o significado da edificação ou do local visitado.

“A medida será fator decisivo para que as pessoas com deficiência visual sejam incorporadas plenamente ao contingente de turistas”, disse o autor da proposta, deputado Duda Ramos (MDB-RR), ao defender a mudança.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Turismo e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta também precisa ser aprovada pelo Senado.

 

Fonte: Agência Câmara (com adaptações)

você pode gostar também