Wellington Fagundes se recusa ir ao evento do governo federal em alusão ao 8 de janeiro

Fagundes e mais 29 senadores não apoiam evento simbólico que vai marcar um ano dos atos em Brasília na próxima segunda, dia 8.

Foto: Reprodução

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) se manifestou por meio dum comunicado à Imprensa junto a 29 senadores que repudiam um evento alusivo marcado para a próxima segunda-feira, dia 8, dos atos do dia 8 de janeiro do ano passado. O evento organizado pelo governo federal contará com a participação de representantes dos Três Poderes, porém o convite não mobilizou os signatários que repudiaram o ato.

Na carta emitida, os parlamentares enfatizam que não é preciso uma ação simbólica como essa, mas sim medidas efetivas para assegurar a democracia. Mesmo condenando vigorosamente os atos de janeiro passado em Brasília, o grupo de senadores apontou no comunicado várias falhas por parte do governo federal que não conteve os atos com eficiência naquele dia 8 e questionam a eficácia das medidas tomadas. O senador informou que defende a democracia e que a reponsabilidade de defendê-la deve ser de todas as instituições.

Vidro (possivelmente uma janela) do Palácio do Planalto, em Brasília, trincado | Foto: Reprodução
Vidro (possivelmente uma janela) do Palácio do Planalto, em Brasília, trincado | Foto: Reprodução

Ninguém pode tirar este valor que foi tão difícil conquistarmos na nossa história. A democracia nos garante respeito mútuo entre os três poderes e cada um tem seu compromisso em manter a base para que não afundemos aquilo que temos de precioso no país”, afirma Fagundes. Fagundes diz que espera mais compromisso com a democracia brasileira e que é contra o abuso de poder.

O senador ressalta que algumas instituições atuaram de forma parcial, o que não é permitido num país democrático. “Sigo convicto com os 29 parlamentares de que a lei não pode ser aplicada de forma seletiva, pois observamos que dois cidadãos que depredaram a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foram libertados no dia seguinte e vão responder em liberdade, enquanto cidadãos que participaram dos atos em Brasília, responderam ao processo presos (inclusive um réu faleceu após 9 meses de prisão com parecer do MPF favorável a liberdade provisória) e vêm sendo condenados a penas abusivas que variam entre 13 e 17 anos de reclusão. Por este e outros motivos, não participarei do ato na próxima semana”, ressaltou o senador.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do senador Wellington Fagundes

você pode gostar também