Comissão da Câmara debate integração do sistema educacional brasileiro com escolas internacionais

Para tanto, deputada quer avaliar benefícios das avaliações internacionais; saiba mais

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A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira, dia 11, a viabilidade e as implicações de integrar avaliações de desempenho escolar internacionais no sistema educacional brasileiro. O debate atende ao pedido da deputada Adriana Ventura (Novo-SP).

 

Deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) | Foto: Reprodução
Deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) | Foto: Reprodução

 

“A aplicação de padrões de referência internacionais ajudaria a identificar lacunas específicas no sistema educacional brasileiro em comparação com padrões globais, orientando políticas públicas mais eficazes, promovendo uma maior transparência e responsabilidade sobre os resultados educacionais, aumentando o comprometimento com metas de melhoria contínua”, afirma.

Conforme a deputada, no cenário global atual, a qualidade da educação é frequentemente medida por padrões de referência internacionais que proporcionam uma comparação padronizada entre países. Um dos exemplos é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), aplicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para ela, a adoção dessas avaliações como referencial no Brasil pode elevar a qualidade da educação e preparar melhor nossos jovens para os desafios globais.

 

Fonte: Agência Câmara (com adaptações)

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