Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de São Luís nas eleições municipais 2024

Foto: Reprodução

As forças políticas maranhenses começam a se rearranjar em São Luís em busca de definir os possíveis candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2024. Uma das peças centrais no jogo de alianças era o ex-ministro da Justiça, Flávio Dino, cuja ida para o Supremo Tribunal Federal (STF) modificou a articulação de alianças e apoios às candidaturas.

Terceiro colocado naquela disputa, Neto Evangelista (União Brasil), já confirmou a intenção de concorrer no pleito. Outro que já anunciou que disputará as eleições é o deputado estadual Wellington do Curso (Novo). Já o deputado estadual Yglésio Moisés tem afirmado que será pré-candidato, mas ainda não teve seu nome confirmado pelo partido para a corrida eleitoral.

Vejamos

  • Eduardo Braide (PSD)

Eduardo Braide, 47 anos, nasceu em São Luís e atuou como advogado. Na administração pública, foi presidente da companhia de saneamento (2005) e secretário municipal de Orçamento Participativo no governo de João Castelo (PSDB) em 2009. Em 2010, estreou na política quando foi eleito deputado estadual.

  • Duarte Junior (PSB)

Hidelis Silva Duarte Junior, 37 anos, é carioca. Formado em Direito, atuou como advogado e professor. Durante o governo de Flávio Dino, foi presidente do Procon. Em 2018, se elegeu deputado estadual. Dois anos depois, disputou a Prefeitura de São Luís e chegou ao 2º turno, mas foi derrotado pelo atual prefeito, Eduardo Braide.

  • Neto Evangelista (União Brasil)

Neto Evangelista, 35 anos, é natural de São Luís (MA) e filho do ex-deputado estadual João Evangelista. Advogado e servidor do Poder Judiciário, em 2010, estreou na política aos 22 anos quando se elegeu deputado estadual. Está no seu 4º mandato. Nesse período, foi secretário do Desenvolvimento Social do governo de Flávio Dino, em 2015. Em 2020, também concorreu à Prefeitura de São Luís e terminou o pleito em 3º lugar.

  • Wellington do Curso (Novo)

Deputado estadual, Wellington do Curso tem 53 anos e é empresário do setor de cursinhos preparatórios. Natural de Teresina (PI), o deputado é dono do Curso Wellington, um dos maiores do estado, e é ex-sargento das Forças Armadas. Atualmente, está no terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão. Foi candidato a prefeito de São Luís nas eleições de 2016 pelo Partido Progressista (PP) quando ficou em terceiro lugar, com 103 951 votos no primeiro turno (19,80%).

  • Yglésio Moisés (PRTB)

Yglésio Moyses é deputado estadual no segundo mandato pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Natural de São Luís, Yglésio tem 43 anos, é médico, professor universitário e foi gestor do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1). Em 2020, foi candidato à Prefeitura de São Luís pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e ficou em 8º lugar, com 9 816 votos.

Todos esses atores políticos devem se enfrentar no primeiro turno das eleições municipais marcadas para 6 de outubro. Os partidos têm até 5 de agosto para promover convenções partidárias e definir os candidatos.

 

Fonte: Jota (com adaptações)

você pode gostar também