Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Macapá

Foto: Reprodução

Além do atual prefeito Dr. Furlan (MDB), que planeja tentar a reeleição, outros nomes como o de Josiel Alcolumbre, irmão do senador Davi Alcolumbre (União-AP), e o de Jesus Pontes (PDT) já anunciaram a pré-candidatura.  Para tanto, os nomes precisam ser oficializados até 15 de agosto. O primeiro turno será realizado no dia 6 de outubro e, se necessário, o segundo turno ocorrerá em  27 de outubro.

Vejamos

  • Furlan (MDB)

Antonio Paulo de Oliveira Furlan, 50 anos, nasceu na Costa Rica, é médico e atual prefeito. Nas eleições 2010, concorreu a deputado estadual pelo PTB, foi derrotado, mas alcançou o posto de suplente. Em 2013, com a morte do deputado estadual Ocivaldo Serique Gato (Gatinho), Furlan assumiu a vaga de parlamentar. Em 2014, ele se candidatou novamente e foi eleito. Nas eleições seguintes, ele foi reeleito deputado estadual. Em 2020, ele foi eleito prefeito de Macapá pelo Podemos, ao derrotar Josiel Alcolumbre no segundo turno.

  • Aline Gurgel (Republicanos)

Aline Paranhos Varonil Gurgel, 43 anos, é formada em Direito e especialista em licitações públicas. Em 2009, começou a atuar pela participação da mulher nos espaços de poder. Em 2012, foi eleita vereadora de Macapá (AP). Em 2017, quando o seu mandato havia terminado, ela assumiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo do estado. No ano seguinte, foi eleita deputada federal pelo Republicanos. Derrotada nas eleições de 2022, Aline foi convidada para assumir a Secretaria de Assistência Social do Amapá, cargo que exerce atualmente.

  • Jesus Pontes (PDT)

Jesus Pontes, 45 anos, é natural de Macapá (AP). Formado em Economia e Gestão Empresarial pela FGV, foi eleito deputado estadual em 2022, com a bandeira do desenvolvimento do estado, por meio da agricultura e pecuária. Ele já foi oficializado como pré-candidato a prefeito de Macapá nas eleições municipais de 2024.

  • Josiel Alcolumbre (União Brasil)

José Samuel Alcolumbre Tobelem, 47 anos, conhecido como Josiel, nasceu em Macapá (AP). É irmão do senador Davi Alcolumbre, ex-presidente do Senado, e é o atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá. Em 2020, foi candidato à Prefeitura de Macapá, mas saiu derrotado no segundo turno. Josiel tem o irmão como principal articulador político para a prefeitura. A busca por apoio inclui partidos de esquerda e direita, como os antagônicos PT e PL.

  • Patrícia Ferraz (PSDB)

Ex-deputada federal pelo Amapá, Patrícia Ferraz nasceu em Belo Horizonte, tem 44 anos e é formada em Odontologia e atua como dentista. A tucana assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2019, no lugar de André Abdon (PP) após recontagem de votos  pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). Patrícia Ferraz foi candidata à Prefeitura de Macapá em 2020 e em maio deste ano confirmou que pretende novamente disputar o comando da prefeitura.

  • Paulo Lemos (PSol)

Paulo César de Oliveira Lemos, 52 anos, é natural de Baião, no estado do Pará.  Professor e advogado, Lemos iniciou a sua militância em 1993 no Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amapá, onde se formou em História. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual. Na Assembleia, tornou-se líder da oposição ao governo de Waldez Góes. Foi reeleito deputado estadual em 2018, cargo que exerce até os dias atuais.

 

Fonte: Jota (com adaptações)

você pode gostar também