Saiba quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Natal

Foto: Reprodução

Os partidos que querem lançar candidatos a prefeito de Natal (RN) já começam a movimentar as bases para definir os nomes, alianças e estratégias eleitorais. No entanto, o cenário ainda não está completamente definido sobre quem serão os concorrentes que vão aparecer nas urnas em outubro.

Vejamos

  • Carlos Eduardo Alves (PSD)

Carlos Eduardo Alves, 64 anos, é carioca, mas cresceu em Natal (RN). Formado em Direito, Alves ingressou na política em 1986, quando foi eleito deputado estadual. Exerceu o cargo por quatro mandatos. Também foi nomeado para cargos da administração pública, e comandou a secretaria do Interior, Justiça e Cidadania.

  • Eudiane Macedo (PV)

Eudiane Janaína de Macedo Silva, 43 anos, é natural de Natal (RN) e trabalhou como vendedora. Ela se engajou na política a partir de movimentos comunitários. Macedo se lançou na política em 2012, quando foi eleita vereadora, cargo para o qual se reelegeu em 2016. Depois disso, foi eleita duas vezes deputada estadual. Já passou pelo PHS, Solidariedade, PTC e o Republicanos antes de migrar para o PV.

  • Natália Bonavides (PT)

Natália Bonavides, 35 anos, nasceu em Natal (RN). Cursou Direito e atuou como advogada. Ainda na graduação, se engajou no movimento estudantil, onde deu início à atuação política. Fundou o projeto Escritório Popular, que presta assessoria jurídica a movimentos sociais e foi advogada do MST. Em 2016, venceu as eleições locais e chegou à Câmara Municipal.

  • Paulinho Freire (União Brasil)

Paulo Freire, 59 anos, é natural de Natal (RN). O empresário atua na política potiguar há mais de 30 anos. Em 1992, foi eleito para o primeiro de seis mandatos como vereador. Em 2002, chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2008, se elegeu vice-prefeito de Natal e foi eleito prefeito no pleito seguinte. Em 2022, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados.

  • Rafael Motta (Avante)

Rafael Motta, 37 anos, nasceu em Natal (RN). Ele é graduado em engenharia de produção. Em 2012, estreou na política como vereador. Em 2014, foi eleito deputado federal, e se reelegeu em 2018. Na eleição passada, concorreu ao Senado, mas perdeu. Atualmente, é secretário de Esporte e Lazer da gestão de Álvaro Dias (Republicanos).

A Pesquisa

No levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, 16,7% dos entrevistados declararam a intenção de votar em Carlos Eduardo, enquanto Paulinho Freire contabilizou 8,1%, Álvaro Dias alcançou 5,6% e Natália Bonavides teve 4,7%. Mais atrás foram citados pelos entrevistados Wendell Lagartixa, com 1,9%, Rafael Motta, com 1,8%, Lula, com 1,1%, Kelps, com 0,3%, e Luiz Almir, com 0,2%, sendo que 0,2% declararam a intenção de votar em outros candidatos, 6,9% disseram que vão votar em branco ou nulo e 52,5% não saber ou não responderam.

A pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, contratada pelo grupo Potengi Comunicação Ltda. e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o nº RN-07902/2024, revela que Carlos Eduardo lidera, tanto na espontânea, quanto na estimulada para a Prefeitura Municipal de Natal (RN) nas eleições municipais do próximo dia 6 de outubro.

 

Fonte: Jota e Ranking Pesquisa (com adaptações)

você pode gostar também