Saiba quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Maceió nas eleições municipais de 2024

Foto: Reprodução

Ainda que os nomes dos prováveis candidatos a prefeito de Maceió (AL) não tenham sido completamente definidos, é certo que as eleições municipais de 2024 devem emular a disputa entre dois caciques políticos do estado: deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O atual prefeito, João Henrique Caldas, o JHC, deve ser candidato à reeleição. Em 2022, ele deixou o PSB para se aproximar do bolsonarismo, ao se filiar ao PL, e deve contar com o apoio de Lira. Do lado do MDB de Calheiro, o candidato escolhido foi Rafael Brito.

Vejamos

  • JHC (PL)

João Henrique Caldas, 36 anos, é natural de Maceió (AL). Graduado em Direito, trabalhou como advogado antes de se lançar na política. Em 2010, aos 23 anos, foi eleito deputado estadual. No pleito seguinte, chegou à Câmara dos Deputados, e foi reeleito deputado federal em 2018. Ele se licenciou na metade do mandato quando foi eleito prefeito pelo PSB. Logo depois, trocou a sigla pelo PL ao se aproximar do presidente Jair Bolsonaro.

  • Bárbara Braga (PSB)

Bárbara Braga, 29 anos, natural do Ceará, é graduada em Direito e é a atual secretária de Turismo de Alagoas. Iniciou a sua carreira como servidora pública em 2015, na Secretaria de Estado da Fazenda. Posteriormente, assumiu o cargo de chefe de gabinete na pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de 2019 a 2021, durante a gestão do ex-secretário Rafael Brito. Antes, foi assessora especial no primeiro mandato do governador Paulo Dantas.

  • Lobão (Solidariedade)

Anivaldo Luiz da Silva, conhecido como Lobão, tem 40 anos. Natural de Maceió, é cantor, compositor e ator de filmes adultos. Foi integrante da banda Cheiro de Calcinha. Iniciou a carreira política em 2004, ao se filiar ao PSB. Após algumas tentativas sem sucesso, elegeu-se em 2016 o vereador de Maceió mais votado daquele pleito. Em 2022, assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual, substituindo Paulo Dantas (MDB), que foi eleito governador em eleição direta.

  • Rafael Brito (MDB)

Rafael Brito, 42 anos, é natural de Maceió (AL). Ele é graduado em Administração de Empresas e atuou como empresário do ramo de alimentos. Assumiu cargos no Executivo local, foi secretário do Trabalho, depois, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e comandou a pasta da Educação no governo do estado. Em 2022, foi eleito deputado federal.

  • Ricardo Barbosa (PT)

Ricardo Barbosa, natural de Maceió, 51 anos, é advogado e atual presidente do diretório estadual do PT em Alagoas. Iniciou a sua trajetória política ao concorrer ao governo de Alagoas pelo PSTU nas eleições de 2002. Em 2004, disputou pela primeira vez a Prefeitura de Maceió. Em 2006, novamente se candidatou ao governo estadual pelo Psol e, posteriormente, foi eleito vereador pela mesma legenda. Em 2016, filiado ao PT, integrou a chapa de Paulão (PT) à Prefeitura.

 

Fonte: Jota (com adaptações)

você pode gostar também