Saiba quem são os pré-candidatos à Prefeitura da capital piauiense

Foto: Reprodução

A corrida à Prefeitura de Teresina, que começou intensa com cerca de dez pré-candidatos, iniciou o ano afunilada, com apenas cinco nomes, e voltou a crescer. Com o avanço dos acordos por alianças, desistências de possíveis postulantes e novos anúncios, chega a oito o número de candidatos a prefeito da capital piauiense.

O atual prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) pretende disputar a reeleição, mas ainda não confirmou a candidatura. Um dos nomes que tem conseguido aglutinar uma base de apoio robusta é o do pré-candidato do PT, Fábio Novo. O deputado estadual conta com o respaldo do governador do estado, Rafael Fonteles (PT), do ex-governador e ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias, e do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vejamos

  • Pessoa (Republicanos)

José Pessoa Leal, 77 anos, nasceu em Água Branca (PI). Formado em Medicina, se especializou em cirurgia geral e atuou como professor na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nos anos 2000, iniciou a carreira política, quando foi eleito para o primeiro de quatro mandatos consecutivos como vereador. Em 2014, se elegeu deputado estadual e, em 2020, chegou à Prefeitura.

  • Fábio Novo (PT)

Fábio Novo, 49 anos, nasceu em Bom Jesus (PI). Ele ingressou na política ainda na juventude: aos 19 anos, quando foi eleito vereador em Bom Jesus. Em 2005, foi nomeado secretário de Educação e Cultura. É formado em Jornalismo e fundou a Rádio FM Cidade Comunitária Bom Jesus. Em 2010, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, cargo que ocupou em outros quatro mandatos. Entre o trabalho no Legislativo, comandou a Secretaria de Cultura do estado, no governo de Wellington Dias, atual ministro do Desenvolvimento e Assistência Social.

  • Francinaldo Leão (PSol)

Francinaldo Leão é fundador do PSol no Piauí e foi candidato a vereador em Teresina (PI) nas eleições de 2020. Foi estivador, vendedor no comércio local e atualmente trabalha como motorista por aplicativo. Aos 20 anos, ingressou na Associação Comunitária da Cidade Jardim. Em abril deste ano, após a Conferência Eleitoral, o PSol escolheu Francinaldo Leão como pré-candidato a prefeito de Teresina nas eleições municipais de 2024.

  • Geraldo Carvalho (PSTU)

Professor da Universidade Federal do Piauí, Geraldo Carvalho já foi candidato à Prefeitura de Teresina em 2016 e ao governo do estado em 2022, sempre pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Foi dirigente do Sindicato Nacional dos Professores de Instituições de Ensino Superior (Andes) e do Sindicato dos Bancários.

  • João Vicente Claudino (PSDB)

João Vicente Claudino é ex-senador pelo Piauí, eleito em 2006, com 926 631 votos. Em 2010, foi candidato a governador, mas ficou em terceiro lugar, com 337 028 votos. Formado em Economia, João Vicente também trabalhou no Grupo Claudino, da sua família, conglomerado que atua no setor do varejo, imobiliário, gráfico e de bicicletas.

  • Santiago Belizário (Unidade Popular)

Santiago Belizário é fundador da Unidade Popular e coordena o movimento de negras e negros do partido. Ao cursar História na Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuou no movimento estudantil, como coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Diretório Acadêmico do curso. Santiago Belizário é pré-candidato à Prefeitura de Teresina nas eleições municipais de 2024.

  • Sílvio Mendes (União Brasil)

Sílvio Mendes, 74 anos, é natural de Campo Maior (PI), graduado em Medicina e se especializou em ortopedia e trauma. Também atuou na administração municipal e foi secretário de Saúde nas gestões de três prefeitos: Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho. Em 2004, se elegeu prefeito de Teresina, cargo ao qual foi reconduzido em 2008.

  • Tonny Kerley (Novo)

Formado em Economia pela Universidade Federal do Piauí, Tonny Kerley é mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras e doutor na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor universitário e em cursos preparatórios para concursos.

A pesquisa

No questionamento feito de maneira espontâneo, isto é, onde os eleitores citam os nomes que lhe vem à cabeça, Silvio Mendes (UB) lidera com 32,95% das intenções de votos, Fábio Novo (PT) aparece com 23,54% e os demais aparecem com menos de dois dígitos. A pesquisa ouviu 701 eleitores em todas as regiões da capital do Piauí e está registrada sob o número PI-04206/2024 junto à Justiça Eleitoral.

A pesquisa do Instituto Qualitativa fez ainda um questionamento com relação a quem o eleitor acredita que vai ganhar, independente de quem vai votar. Isso diz muito a respeito da confiança do eleitor no candidato de sua preferência. Os partidos têm até 5 de agosto para definir em convenção partidária os nomes dos candidatos que irão às urnas. O primeiro turno das eleições municipais será em 6 de outubro.

 

Fonte: Jota e Oito Meia (com adaptações)

você pode gostar também