Metade dos brasileiros não concordam com inelegibilidade de Bolsonaro, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Paraná revela uma divisão de opiniões entre os brasileiros em relação à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. Os resultados mostram um país polarizado quanto a essa questão.

Posicionamentos dos entrevistados

O levantamento indica que 44,7% dos entrevistados concordam com a decisão do TSE, enquanto 48,4% discordam e 6,9% não expressaram uma opinião clara sobre o assunto.

 

 

Quando analisado o recorte por gênero, observa-se que 38,5% dos homens concordam com a inelegibilidade de Bolsonaro, em contraste com 55,7% que discordam. Já entre as mulheres, 50,2% concordam e 41,9% discordam da decisão.

A pesquisa revela diferenças regionais significativas. No Nordeste, a maioria dos entrevistados (51,4%) concorda com a inelegibilidade, enquanto no Sul, a maioria (59%) discorda da decisão.

Cenário Eleitoral para 2026

Apesar de sua inelegibilidade, Jair Bolsonaro ainda mantém uma parcela considerável de apoio, com 33,8% das intenções de voto para a Presidência da República em 2026.

Enquanto isso, o presidente Lula (PT) lidera as pesquisas eleitorais, com 36,9% das intenções de voto, seguido por outros candidatos como Ciro Gomes (PDT) e Ratinho Junior (PSD).

 

 

Em um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente petista tem uma ligeira vantagem, com 43,9% das intenções de voto contra 41,9% de Bolsonaro.

Os resultados da pesquisa refletem a divisão e a complexidade do cenário político brasileiro, com opiniões divergentes sobre questões centrais como a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e as preferências eleitorais para o próximo pleito presidencial.

você pode gostar também