Debate presidencial na Band

Lula e Bolsonaro trocaram acusações. Eles foram os principais alvos de ataques no 1º debate na TV.

 

O primeiro debate entre candidatos à Presidência foi realizado na noite de domingo às 21h pela Band. O debate nos estúdios da Band em São Paulo teve parceria com TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo, e apoio do Google e YouTube. O encontro teve a mediação dos jornalistas Eduardo Oinegue Adriana Araújo e colocou frente a frente, pela primeira vez, os principais candidatos ao Planalto: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (PMDB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Debate na Band: acompanhe com notícias e análises em tempo real | O TEMPO

Os 6 candidatos que estavam no debate: Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Soraya Thronicke, Lula da Silva, Simone Tebet e Felipe D’Avila

 

 

Bolsonaro

Durante o debate da Band, Jair Bolsonaro atacou a jornalista Vera Magalhães e afirmou que ela era uma vergonha para o jornalismo brasileiro. O ataque de Bolsonaro ocorreu após a jornalista ter questionado o candidato Ciro Gomes sobre a queda da cobertura vacinal; veja. “A cobertura vacinal está despencando nos últimos anos. Em que medida a desinformação difundida pelo presidente pode ter agravado a pandemia de Covid?”, perguntou a jornalista a Ciro, para Bolsonaro comentar.

Opositores e jornalistas saem em defesa de Vera Magalhães

Presidente Jair Bolsonaro, à esquerda. Jornalista Vera Magalhães, à direita

 

 

Ademais, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, fez ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e criticou ministros do Supremo e rebateu críticas sobre o seu Governo durante o debate entre os candidatos ao Palácio do Planalto. O Presidente perdeu a compostura ao falar de mulheres e foi criticado pela atuação na pandemia, economia e meio-ambiente. Escândalos de corrupção foram o tema mais abordado contra o petista.

 

Ciro

Num dos trechos do debate, o presidente Bolsonaro escolheu Ciro Gomes para uma pergunta sobre a defesa das mulheres, após ter sido questionado sobre o assunto pela senadora Simone Tebet. “Você [Bolsonaro] disse para chocar todos nós que nasceu uma filha sua, porque deu uma ‘fraquejada’. Isso é o que faz com que as pessoas desconsiderem as suas políticas. Hoje, 78 de cada 100 mulheres brasileiras estão no limite recorde de endividamento. Elas não vão sair dessa dívida sem política pública. A minha obsessão é entender que a mãe, quando o filho pede um pedaço de pão para comer e não tem, ela parte o coração. É preciso ter um programa de renda mínima que erradique a miséria”, respondeu Ciro.

Ciro Gomes no JN sobre Bolsonaro na pandemia: 'Comportamento genocida'

Hoje, 78 de cada 100 mulheres brasileiras estão no limite recorde de endividamento. Elas não vão sair dessa dívida sem política pública.” Afirma Ciro Gomes (PDT).

 

 

Lula

Pouco depois do início do evento, o deputado federal André Janones (Avante-MG), apoiador de Lula, e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, apoiador do presidente Bolsonaro, trocaram ofensas nos bastidores do debate. A confusão começou quando Lula falou sobre a queda do desmatamento no seu Governo, e Salles se manifestou sobre a declaração do ex-presidente, seguido de uma reação de Janones. Ambos trocaram xingamentos e foram separados por seguranças. Após os ataques, ambos retornaram para os seus respectivos assentos e continuaram a assistir ao debate no local.

 

 

Do Portal Política

 

você pode gostar também