Conheça os pré-candidatos a prefeito de Vitória nas eleições municipais de 2024

Foto: André Sobral/Divulgação

As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e os possíveis candidatos a prefeito de Vitória (ES) já começaram a surgir. Ao menos seis políticos aparecem na lista de cotados para assumir o comando da capital capixaba. O atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) deve tentar a reeleição e têm como principais adversários a Capitã Estéfane (Podemos), atual vice-prefeita, com quem está rompido; o ex-prefeito João Coser (PT) e os deputados estaduais Capitão Assumção (PL) e Camila Valadão (PSol).

Vejamos

  • Lorenzo Pazolini (Republicanos)

Atual prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Silva de Pazolini, 41 anos, é formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública. Nascido na capital capixaba, Pazolini é ex-delegado de polícia e foi titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Nas eleições de 2020, foi eleito deputado estadual pelo Espírito Santo, filiado ao PRP. Em 2020, já filiado ao Republicanos, disputou a prefeitura da capital e foi eleito no segundo turno.

  • Camila Valadão (PSol)

Nascida na capital capixaba, Camila Costa Valadão, 39 anos, é deputada estadual e assistente social com mestrado e doutorado em Política Social. Valadão iniciou a sua trajetória política no movimento estudantil e após a graduação em Serviço Social, passou a integrar o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). Filiada ao PSol, disputou sua primeira eleição em 2014 como candidata a governadora do estado, mas não foi eleita.

  • Capitã Estéfane (Podemos)

Com a desfiliação do coronel Alexandre Ramalho da sigla, o Podemos anunciou que a Capitã Estéfane, 34 anos, será a candidata a prefeita de Vitória da sigla nas eleições municipais de 2024. Natural de Minas Gerais, a capitã é a atual vice-prefeita de Vitória, eleita na chapa com Lorenzo Pazolini (Republicanos), atual gestor da cidade. Além da carreira política e militar, Capitã Estéfane possui bacharelado em Ciência Política e Segurança Pública.

  • Capitão Assumção (PL)

Lucinio Castelo de Assumção, mais conhecido como Capitão Assumção, 60 anos, é deputado estadual e capitão da reserva da Polícia Militar. Nascido em Ecoporanga (ES), possui especialização em Gerenciamento e Engenharia de Trânsito e em Segurança Pública. Assumção ingressou na política filiado ao PSB e conquistou o seu primeiro mandato como deputado federal em 2009 devido à renúncia de Neucimar Fraga, do qual ele era suplente. Nas eleições de 2018, foi eleito como deputado estadual pelo PSL e reeleito em 2022, dessa vez filiado ao PL.

  • João Coser (PT)

João Carlos Coser, 67 anos, é nascido em Santa Teresa (ES) e formado em Direito. É membro fundador do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo e foi presidente do Sindicato dos Comerciários do estado. Ingressou na política como deputado estadual em 1986, ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos, foi também deputado federal por dois mandatos. Disputou a Prefeitura de Vitória pela primeira vez em 1992, ficando em terceiro lugar. Tentou novamente a Prefeitura em 2004, quando conseguiu se eleger e foi reeleito quatro anos depois.

  • Luiz Paulo Vellozo (PSDB)

Natural de Vitória (ES), Luiz Paulo Vellozo Lucas, 67 anos, foi prefeito da capital capixaba por dois mandatos. Formado em Engenharia de Produção com pós-graduação em Finanças, Vellozo trabalhou no BNDES como gerente e chefe do departamento de Planejamento e também dirigiu o departamento de Indústria e Comércio do banco. Filiado ao PSDB, foi eleito como prefeito de Vitória em 1996 e reeleito na eleição seguinte.

A Pesquisa

O atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aparece na frente na corrida eleitoral para o Executivo da Capital. De acordo com o segundo levantamento pré-eleitoral realizado pela Futura no projeto 100% Cidades.

Cerca de 40,2% dos 600 eleitores ouvidos entre 20 e 22 de junho disseram espontaneamente que, se a eleição para a Prefeitura de Vitória fosse hoje, votariam em Pazolini. João Coser (PT) aparece em segundo lugar, com 10,6% das intenções de voto. Em seguida, empatados na margem de erro, parecem Luiz Paulo (PSDB), com 2,2%, Camila Valadão (Psol), com 2,1%, Capitão Assumção (PL), com 1,1%, e a atual vice-prefeita Capitã Estéfane (Podemos), com 0,7%. Ninguém, branco e nulo totalizam 2,9%. Não sabe, não respondeu ou está indeciso somam 39,3%.

 

Fonte: Jota e Folha Vitória (com adaptações)

você pode gostar também