Nelsinho Trad cobra solução para situação de incêndios no Pantanal

Por Mato Grosso do Sul, o senador se comprometeu a dialogar com o presidente do Senado para agilizar a aprovação da matéria; entenda.

Foto: Reprodução

Após manifestação na semana passada no Plenário do Senado sobre as condições do Pantanal de Mato Grosso do Sul, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS)  se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin para discutir a situação crítica de incêndios no bioma. Estiveram presentes também a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e representantes de outros órgãos governamentais. Assista aqui ao vídeo no nosso canal do YouTube.

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e o vice-presidente da República Geraldo Alckmin | Foto: Reprodução
Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e o vice-presidente da República Geraldo Alckmin | Foto: Reprodução

“A sensação de impotência é grande. Quando você está na região e vê o fogo se alastrando, sente-se como se estivesse diante de um paciente com hemorragia grave que precisa ser estancada imediatamente. Reforço a necessidade de uma resposta mais focada e aprimorada no enfrentamento ao fogo. Do ponto de vista humano, é quase impossível controlar o fogo com os recursos atuais.” Destacou o senador Nelsinho Trad.

Desde 2020, o Pantanal enfrenta incêndios devastadores, agravados pelo déficit hídrico e pelas altas temperaturas. Estudos mostrados na reunião indicam que 2024 é um dos anos mais desafiadores, com a pior disponibilidade hídrica em décadas e um déficit acumulado de 270 mm no Rio Paraguai. De janeiro a junho, a área queimada já supera a de 2020, ano recorde de queimadas no Pantanal. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, a maior parte dos incêndios é criminosa ou começa por negligência.

Como enfrentamento à crise, foi instalada uma sala de situação para monitoramento contínuo. As equipes de combate foram reforçadas também, com previsão de efetivo composto por 500 pessoas. Ademais, cinco aeronaves e mais quatro das Forças Armadas estão sendo usadas para áreas de difícil acesso.

Cooperação com o Legislativo

A urgência na tramitação do PL 1818/2022, que trata do manejo integrado do fogo, foi identificada como fundamental durante a reunião. Também se colocou à disposição para ajudar na articulação, dentro da Casa, por mudanças que vão possibilitar ajuda internacional.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Nelsinho Trad (com adaptações)

você pode gostar também