Lula nega convite para Ministério a Tabata e afirma que prioridade em São Paulo é derrotar o bolsonarismo

A afirmação ocorreu durante entrevista à rádio CBN de Recife nesta terça-feira, dia 30. Veja.

Foto: Reprodução

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) lançou a pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo, com apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin. Lula apoia o pré-candidato Guilherme Boulos [deputado federal pelo Psol]. Ora, após Tabata lançar a pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo, com apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente Lula (PT) negou nesta terça-feira, dia 30, ter oferecido Ministério para que a parlamentar desistisse da campanha e enfatizou que a prioridade na capital paulista é derrotar o bolsonarismo.

Vejamos as declarações do presidente

Tenho uma relação de muito respeito com a Tabata, uma jovem que tem um futuro político nesse país. Eu jamais iria tentar corrompê-la com um cargo para ela não ser candidata a prefeita. Ela sabe o que pode fazer, tem noção do que é São Paulo. Se ela quiser ser candidata a prefeita, ela vai ser, porque tem um partido político que vai decidir, não é o presidente Lula que vai impedir “. Se a Tabata for candidata e o Boulos for candidato, que for melhor e for para o segundo turno, eu estarei apoiando. Se os dois forem para o segundo turno, aí sim, vai ter divergência. Mas o que nós precisamos é derrotar o bolsonarismo na cidade de São Paulo“.

O bolsonarismo citado por Lula é representado pelo atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que deve ter apoio do Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesta segunda, dia 29, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, confirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai apoiar a campanha de reeleição de Nunes, conforme divulgado no blog de Andréia Sadi em dezembro de 2023.

Em setembro do ano passado, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que era natural “seguir com o PL no governo” ao ser questionado se ele estava em crise com bolsonaristas após ter feito uma série de gestos para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Valdemar Costa Neto, presidente da sigla, e também, paralelamente, de tentativas de negar a aproximação.

Além de Tabata Amaral, a capital paulista já tem outros dois pré-candidatos à Prefeitura em 2024: o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que vai tentar a reeleição, e o também deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as candidatas e candidatos do pleito de 2024 devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas no período entre 20 de julho e 5 de agosto.

 

 

Fonte: G1, com adaptações

você pode gostar também