Comissão da Câmara debate soberania brasileira na Amazônia

Pressões externas inviabilizam o desenvolvimento regional amazônico, tentando fazer da floresta um santuário intocável; confira.

Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados do Brasil discute nesta terça-feira, dia 2, a soberania brasileira na Amazônia com o secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Aldo Rebelo. O debate atende a pedido do deputado Alfredo Gaspar (União-AL). Gaspar lembra que Aldo Rebelo foi ex-presidente do colegiado, relator do Código Florestal e da Lei de Biossegurança e recentemente lançou um livro em que relata a realidade local e ameaças à soberania brasileira na região.

 

Deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) | Foto: Reprodução
Deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) | Foto: Reprodução

 

“Historicamente, a Amazônia é tema de debates em todo o mundo, tendo, por trás dessas discussões, ambições sombrias de controle, por parte das grandes potências, da região mais rica em biodiversidade do planeta”, afirma Gaspar.

O deputado lembra que, em 1989, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) já discutia a ingerência internacional sobre a região. Consoante o deputado, pressões externas inviabilizam o desenvolvimento regional amazônico, tentando fazer da floresta um santuário intocável e, paralelo a isso, o crime organizado faz da Amazônia um entreposto para a diversificação das suas atividades [parafraseando o parlamentar].

 

Fonte: Agência Câmara (com adaptações)

você pode gostar também