Veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju nas eleições municipais de 2024

Foto: Reprodução

Aracaju-SE é a única capital do país em que uma maioria de mulheres compõe a lista de possíveis candidatos à Prefeitura da cidade nas eleições municipais de 2024. Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais será realizado em 6 de outubro e o segundo, se necessário, será em 27 de outubro.

O pleito tem gerado intensa movimentação, com cerca de oito nomes já anunciados para a pré-candidatura. Nesse ambiente pulverizado, o grupo do atual prefeito, Edvaldo Nogueira, tenta eleger sucessor no poder municipal, com apoio do governador Fabio Mitidieri (PSD).

Vejamos

Além de Luiz Roberto (PDT), escolhido do atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) para a sucessão, e Fabiano Oliveira (PP), são possíveis candidatas Emília Corrêa (PL), Yandra Moura (União Brasil), Candisse Carvalho (PT), Niully Campos (PSol), Danielle Garcia (MDB) e José Paulo (Novo).

  • Danielle Garcia

Danielle Garcia, 48 anos, é natural de Aracaju (SE). Formada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, atuou como delegada da Polícia Civil por 24 anos. Entre 2022 e 2024, foi secretária especial de Políticas para as Mulheres de Sergipe. Em 2020, candidatou-se à Prefeitura de Aracaju pelo Cidadania, e em 2022, concorreu ao Senado pelo Podemos, sem obter sucesso em ambas as disputas. Neste ano, filiou-se ao MDB e assumiu a Presidência do partido em Aracaju. Em janeiro, o partido confirmou que Danielle Garcia será pré-candidata a prefeita de Aracaju nas eleições 2024.

  • Emília Corrêa (PL)

Emília Corrêa, 61 anos, é natural de Lagarto (SE), mas reside em Aracaju desde criança, e tem se colocado como principal nome da direita. A vereadora é advogada, defensora pública aposentada e comunicadora de tevê. Está no seu segundo mandato parlamentar, e preside a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju. Em março, Emília Corrêa migrou do PRD para o PL, por onde é pré-candidata a prefeita de Aracaju nas eleições municipais de 2024.

  • Fabiano Oliveira (PP)

Fabiano Oliveira, 53 anos, é jornalista e radialista. Ex-deputado estadual, acumulou cargos relacionados ao turismo no governo de Sergipe. Atualmente, é vereador, ocupa espaço na Comissão de Educação, Cultura e Esportes, e é presidente da Frente Parlamentar de Turismo. Em fevereiro, Fabiano Oliveira confirmou que será candidato a prefeito de Aracaju nas eleições 2024.

  • José Paulo (Novo)

José Paulo é advogado e procurador do estado de Sergipe desde 1998. Anteriormente, atuou como delegado da Polícia Federal, tendo servido na superintendência do Amazonas, onde chefiou a Delegacia de Combate aos Crimes Ambientais e contra o Patrimônio Histórico. Em abril, o partido Novo anunciou que José Paulo será pré-candidato a prefeito de Aracaju nas eleições 2024.

  • Luiz Roberto (PDT)

Luiz Roberto, 58 anos, é natural de Aracaju (SE), e é o sucessor político escolhido pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Ele é secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do governo estadual de Fábio Mitidieri, que apoia o seu nome, em busca de manter a base governista unida. Foi líder da Emsurb, empresa responsável pela coleta de lixo, manutenção de parques e vias de Aracaju. Foi servidor do Ministério da Fazenda e, também, trabalhou na Petrobras, onde se aposentou. Luiz Roberto é pré-candidato a prefeito de Aracaju nas eleições municipais 2024 e conta com o apoio do governador Fábio Mitidieri e do atual prefeito Edvaldo Nogueira.

  • Niully Campos (PSol)

Niully Campos, 34 anos, é natural de Capela (AL). Advogada pela Universidade Tiradentes, atua como professora de Direito na Universidade Federal de Sergipe. Anteriormente, concorreu aos cargos de vereadora em 2016 e deputada estadual em 2018, pelo PSB, mas não foi eleita. Em 2022, disputou o governo de Sergipe pelo PSol, novamente sem sucesso. Em janeiro, o partido anunciou Niully Campos como pré-candidata à Prefeitura de Aracaju. Ela será a primeira mulher negra a disputar o cargo.

  • Yandra Moura (União Brasil)

Yandra Moura, 29 anos, é advogada, pós-graduada em Direito do Trabalho e especialista em Direito Tributário e Corporativo. Filha do ex-deputado federal André Moura, elegeu-se deputada federal em 2022, apoiada na influência política do pai, que agora tenta emplacá-la como candidata à Prefeitura. É a primeira deputada federal mulher do estado de Sergipe, e tem mandato com pautas de defesa de mulheres e, em Aracaju, tem projetos direcionados ao público infantil. Em maio, o União Brasil oficializou a pré-candidatura de Yandra Moura, em chapa com ex-governador Belivaldo Chagas, à Prefeitura de Aracaju nas eleições 2024.

 

Fonte: Jota (com adaptações)

você pode gostar também