Canaã dos Carajás apresenta programa em seminário organizado pelo MEC

Foto: Diego Barbosa

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que articula uma metodologia social com uma ferramenta tecnológica e, assim, permite o planejamento cuidadoso do retorno de crianças e adolescentes à escola

 

 

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresenta programa sobre Busca Ativa Escolar/Intersetorialidade da rede na garantia dos direitos das crianças e adolescentes à escola, em seminário organizado pelo MEC, que será realizado nos dias 23 e 24 de maio em Belém, na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia/Sudam.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que articula uma metodologia social com uma ferramenta tecnológica e, assim, permite o planejamento cuidadoso do retorno de crianças e adolescentes à escola por meio de ações intersetoriais e do acompanhamento da permanência do estudante. Um levantamento do Ipec, feito a pedido do Unicef, revelou que 11% dos brasileiros de 11 a 19 anos estavam fora da escola em 2022, o que corresponde a 2 milhões de meninas e meninos.

De acordo com a coordenadora operacional da Busca Ativa, Patrícia Brito, alguns dos principais pontos que levam à evasão escolar estão entre eles o período pandêmico, dificuldade financeira, necessidade de trabalho, falta de interesse da família pelo desempenho e acompanhamento do aluno, gravidez na adolescência, falta de interesse pelos estudos  e o bullying.

Em Canaã dos Carajás, o programa Busca Ativa foi implementado por meio de decreto para combater a evasão escolar. Neste contexto, é realizado todo um processo de registro de frequência, se há justificativas ou outras ocorrências.

“Esgotadas as ações necessárias pela escola, ao atingir 11 faltas, que correspondem a 5,50% de infrequência no Ensino Fundamental Anos Iniciais e no Ensino Fundamental Anos Finais, 36 faltas, que correspondem a 3,60% de infrequência, a escola aciona a Busca Ativa Institucional”, pontua Brito.

Após a identificação dos alunos, a equipe começa a acompanhar esses estudantes em situação de risco ou evasão escolar. Para isso, são realizadas visitas nas escolas municipais e visitas domiciliares com as famílias.

 

 

A Busca Ativa em Canaã atingiu 100% da meta em rematrículas para pontuação do Selo Unicef edição 2021/2024. A iniciativa Busca Ativa Escolar (BAE) é uma solução tecnológica por meio da qual o UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.

 

Fonte: ASCOM PMCC

você pode gostar também