A disputa para prefeitura de Marabá

Foto: Reprodução

O deputado estadual Chamonzinho (MDB) será candidato a prefeito de Marabá nas eleições do ano que vem. Ele teria comunicado ao próprio prefeito Tião Miranda (PSD) sua decisão e dito que atenderia  um pedido do governador Helder Barbalho (MDB). Nos próximos dias, o parlamentar deve estar transferindo seu domicílio eleitoral para Marabá. Segundo o Portal, ele já está procurando casa para alugar no município. Atualmente, o parlamentar é domiciliado no município de Curionópolis, onde já foi prefeito e saiu com bons índices de aprovação.

De acordo com as informações, o Prefeito Tião Miranda (PSD) ouviu, mas não gostou. Ele esperava um amplo acordo em torno do seu candidato, o vice Luciano Dias (PSD), que enfrenta dificuldades para decolar como pré-candidato. Pelo sim pelo não, decidiu arregaçar as mangas e convocar toda sua equipe para alavancar a pretensão do seu indicado. Ao contrário de eleições anteriores, Tião  resolveu entrar de corpo e alma na campanha para eleger seu sucessor. Nos próximos dias, vereadores e lideranças comunitárias deverão estar sendo chamados para uma conversa de pé de ouvido.

A informação de que o governador Helder Barbalho teria influenciado na decisão do MDB de ter candidato no principal colégio eleitoral do sul e sudeste do estado, pode indicar o avanço de sua estratégia política contra forças Bolsonaristas no Pará, que tem muita força nestes municípios marcados pela mineração e o agronegócio. Prova disso é o bom desempenho do também deputado estadual Delegado Toni Cunha (PL), em pesquisas internas sobre as eleições do ano que vem em Marabá.

Tanto Helder Barbalho quanto líderes nacionais do PT e MDB podem não querer um candidato alinhado com o bolsonarismo ocupando a prefeitura da principal cidade desta significativa região do estado. Nesse cenário, o governador poderia pedir ao deputado estadual Dirceu Ten Caten que reconsiderasse sua pré-candidatura, oferecendo a possibilidade de uma indicação para vice na chapa do MDB. Vale ressaltar que a mãe do deputado Dirceu, a ex-deputada Bernadete Ten Caten, que foi candidata a prefeita de Marabá nas eleições de 2008, já cumpriu o prazo de inelegibilidade que estava em vigor, tornando-se elegível para concorrer nas próximas eleições. Sua inclusão na chapa poderia agregar uma força feminina experiente à campanha do deputado Chamonzinho.

você pode gostar também