O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, entregou nesta sexta-feira (22) a reforma geral da Escola Municipal Telma Regina, no setor Veiga Jardim. A unidade recebeu investimento de R$ 3,6 milhões da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e atende cerca de 700 alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito João Campos; da secretária municipal de Educação, Núbia Farias; do deputado estadual Veter Martins; além dos vereadores Arnaldo Leite, Camila Rosa, Tatá Teixeira, Rogério Almeida, Dieyme Vasconcelos, Ataides Neguinho e Almeidinha.
Durante o evento, Leandro Vilela afirmou que a unidade enfrentava problemas estruturais históricos e destacou o processo de reconstrução da rede municipal de ensino.
“A última reforma que havia acontecido aqui na escola foi ainda no governo do meu saudoso tio Maguito Vilela. […] Quando nós assumimos em janeiro do ano passado, fomos fazendo levantamentos e encontramos a cidade em completo estado de abandono”, declarou.
O prefeito também ressaltou os investimentos já realizados na educação municipal. Segundo ele, mais de 55 mil alunos receberam novos uniformes, 24 escolas tiveram telhados substituídos e dezenas de aparelhos de ar-condicionado passaram por manutenção ou troca.
“Estamos entregando as nossas escolas reformadas, a merenda nova, o uniforme e o tênis”, afirmou.
Vilela ainda destacou a evolução dos índices educacionais do município. “Nós éramos de 246 cidades em Goiás, Aparecida era 241 nas notas de educação. Nós subimos 75 posições graças à educação”, disse.
Escola foi praticamente reconstruída
A diretora da unidade, Maria Tereza da Fonseca, afirmou que a escola apresentava sérios problemas estruturais antes da intervenção. Segundo ela, a reforma acabou se transformando em uma reconstrução completa da unidade.
“Não foi feita apenas uma reforma. A nossa escola ficou no casco, só ficaram as paredes levantadas, tudo foi reconstruído”, relatou.
A diretora também destacou os novos equipamentos e melhorias entregues para alunos e servidores. “Hoje eu tenho 15 salas de aula, todas climatizadas com dois ar-condicionados em cada uma delas. Todo o mobiliário é novo, todas as carteiras, além do material escolar, tênis e uniforme completos para os alunos”, afirmou.
Estrutura modernizada e sustentável
A Escola Municipal Telma Regina recebeu reforma completa da cozinha, banheiros, nova rede elétrica e de dados, implantação de sala maker e modernização do laboratório de informática. A unidade também ganhou novo telhado, troca total do forro, revisão de estruturas metálicas e revitalização do playground.
Um dos destaques da obra foi a implantação de um sistema de captação e canalização da água gerada pelos aparelhos de ar-condicionado, tornando a escola a primeira da rede municipal a contar com esse tipo de solução sustentável.
A secretária municipal de Educação, Núbia Farias, relembrou as primeiras visitas feitas à unidade após o início da atual gestão.
“Na primeira reunião de gestão, a diretora levantou a mão e falou: ‘eu não tenho cozinha’. E nós começamos dali toda essa trajetória”, contou.
Comunidade destaca melhorias
Representando a região, o vereador Arnaldo Leite afirmou que acompanhou de perto a situação da escola antes da reforma.
“A escola realmente estava em condições precárias. Hoje vemos uma ampla reforma, com salas climatizadas e merenda de qualidade para os estudantes”, declarou.
Segundo ele, a última grande intervenção realizada na unidade havia ocorrido em 2014.
Pacote de reformas ultrapassa R$ 13 milhões
A reforma da Escola Telma Regina integra um pacote de mais de R$ 13 milhões destinado pela Prefeitura de Aparecida à revitalização completa de cinco escolas municipais. Além da unidade do Veiga Jardim, já foram entregues as reformas das escolas Levina Martins, Cidade Vera Cruz I, Guiomar Rosa de Oliveira e João Cândido da Silva.
Durante o evento, o prefeito Leandro Vilela afirmou que a meta da gestão é ampliar o número de escolas reformadas nos próximos anos.
“Esse ano nós vamos reformar dez unidades como essa aqui. No ano que vem, vamos reformar 20, e assim vamos entregar nossa rede impecável”, concluiu.








