[ad_1]
O Banco Central do Brasil reabriu nesta terça-feira (28) a plataforma do Sistema de Valores a Receber (SVR) para consultas sobre eventuais valores “esquecidos” por brasileiros em bancos. No momento, o mecanismo informará apenas se há ou não alguma quantia ser retirada.
Já o valor e os próximos passos só serão liberados no próximo dia 7 de março, a partir das 10h. A consulta pode ser feita no site do Banco Central. Atualmente, estão disponíveis cerca de R$ 6 bilhões para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.
De acordo com o BC, o Sistema de Valores a Receber (SVR) vai trazer “novidades importantes como impressão de telas, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida”. A consulta pode ser feita no site do Banco Central (neste link).
Ao abrir o site, o usuário vai precisar inserir o seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento. O sistema indicará se ele possui saldo ou não. Em casos positivos, a ferramenta não vai apontar imediatamente qual a quantia, cabendo esperar para a próxima etapa.
Em outro momento, a pessoa que tem valores a receber é informada sobre o montante em si e, posteriormente, pode solicitar a transferência de todo o dinheiro para uma nova conta ativa. A plataforma permite consultar os valores de:
- Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
- Tarifas cobradas indevidamente;
- Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas;
- Contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível;
- Outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Ateno para golpes!
Vale destacar que é bom ficar atento para não cair em golpes. O BC não recomenda clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, nem fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores, já que o resgate é 100% gratuito.
Outro ponto a ser salientado é que nenhuma instituição responsável pelo sistema pede para o usuário fornecer informações pessoais ou senhas para liberar o dinheiro. Portanto, qualquer comportamento com esses sinais é um golpe.
[ad_2]
Source link