Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Sessão da Alego debate mudanças na LDO de 2027 e temas administrativos

A primeira sessão ordinária da semana na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), realizada na tarde desta terça-feira (12), foi marcada por debates sobre alterações na futura Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027, além de discussões envolvendo pautas ambientais, administrativas e sociais apresentadas pelos parlamentares na tribuna.

Durante os trabalhos, o presidente da Casa, Bruno Peixoto, comentou possíveis mudanças que poderão ser implementadas no texto da LDO antes do envio para votação no Legislativo estadual.

Segundo Bruno Peixoto, uma das propostas em discussão prevê maior liberdade para que os Poderes e órgãos autônomos realizem remanejamentos de recursos dentro dos próprios orçamentos, desde que haja alinhamento prévio com o Poder Executivo.

O presidente explicou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias é responsável por estabelecer as metas e prioridades da administração pública para o exercício seguinte, servindo como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

De acordo com ele, alguns pontos da proposta precisam ser aprimorados para garantir maior autonomia administrativa aos Poderes constituídos sem comprometer o equilíbrio fiscal do Estado.

Bruno Peixoto afirmou ainda que as alterações vêm sendo debatidas junto à Procuradoria da Assembleia Legislativa e ressaltou que qualquer mudança ocorrerá em comum acordo com o Governo de Goiás, especialmente em relação à movimentação de recursos entre diferentes fontes orçamentárias.

Além da discussão sobre a peça orçamentária, a sessão também foi marcada por pronunciamentos de deputados envolvendo temas ligados à administração pública, meio ambiente e questões sociais, ampliando os debates políticos no plenário da Alego.

Autor