A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) debateu a queda na audiência nas plataformas digitais de vários canais de comunicação. Para o senador Eduardo Girão (Novo-CE), que solicitou o debate, a falta de transparência limita o alcance das publicações e dificulta as notificações. Além dos parlamentares, participaram da audiência jornalistas e outros profissionais de comunicação.
Senadores e comunicadores de canais que se definem como de direita debateram na Casa Alta do Brasil o que consideram queda nos números de audiência das plataformas digitais voltadas a este público. Durante audiência pública na Comissão de Comunicação e Direito Digital, eles reclamaram da falta de transparência dos algoritmos das plataformas digitais. Para o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) é importante saber diferenciar opinião de fake news.
O debate foi solicitado pelo senador Eduardo Girão, do Novo do Ceará, que citou como exemplo de queda de audiência a Rádio Auri Verde. Na avaliação dele, este não é um caso isolado. A audiência pública contou com a presença de diversos senadores, e também dos jornalistas Alexandre Garcia, Marcos Antônio e Paulo Figueiredo, da comentarista política Ana Paula Henkel e do locutor Alexandre Pittoli. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Júlia Lopes.
Fonte: Agência Senado (com adaptações)