O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, terá de explicar quanto investiu em campanhas de conscientização para prevenção a queimadas, em 2024, em atendimento a requerimento de informação protocolado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo aponta que o governo foi alertado sobre risco de seca e incêndios desde o início do ano e que existem documentos comprobatórios sobre o alerta.
“Qual foi o volume de recursos orçamentários federais aplicados pelo Governo Federal em campanhas publicitárias para a prevenção e para o enfrentamento das queimadas no ano de 2023, especificando por modalidade/tipo de campanha e por ministério/órgão de aplicação? Quanto foi destinado? Quanto foi empenhado? Quanto foi efetivamente pago?.” Questiona a parlamentar brasiliense.
Até 23 de setembro de 2024, foram detectados 202 102 focos de incêndio em todo o Brasil, segundo o Climatempo, número mais alto dos últimos sete anos e que representa um aumento de 98% em relação a 2023, quando já havia sido registrado recorde. O objetivo do pedido é saber se o órgão responsável pela coordenação de campanhas federais realizou ações de publicidade institucional, e de utilidade pública, para alertar a população sobre o risco das queimadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa (com adaptações)