No início da Semana Farroupilha, o governador Eduardo Leite sancionou, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei 80/2017 de autoria do deputado Elton Weber (PSB), que valoriza a cadeia produtiva do churrasco e do chimarrão, os dois principais símbolos da cultura gaúcha. Para marcar o ato, o deputado e o governador Eduardo Leite (PSDB), tomaram um mate.
O texto é subscrito pelo deputado Vilmar Zanchin (MDB) e pelos então deputados Ronaldo Santini, atualmente secretário de Estado, Juliano Roso e Missionário Volnei. Representações setoriais acompanharam a sanção no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O projeto altera a Lei 11.929, de 20 de junho de 2003, instituindo que no Dia do Chimarrão, 24 de abril, haverá a “Mateada de Integração Gaúcha” na Assembleia Legislativa.
O projeto também cria premiações que ocorrerão a partir de 2022. Uma delas para a churrascaria que faz o melhor churrasco campeiro e outra para a cadeia produtiva da erva-mate. A homenagem prevê a entrega de troféus as três melhores ervateiras que se distinguirem pela qualidade e aceitação do produto, os três melhores produtores e os três melhores viveiristas de erva-mate do Estado. “A atividade de produção da erva-mate é uma vocação natural dos gaúchos, chimarrão e churrasco fazem parte da cultura do nosso Estado, ultrapassando fronteiras, então nosso projeto é um reconhecimento mais do que oportuno, são nossos cartões de visita”, justifica Weber.
|
FONTE: Agência de Notícias ALRS