Refina Brasil reúne setor de óleo e gás em evento no Rio

Foto: Reprodução

A Refina Brasil celebrou um ano de existência num evento no Museu do Mar, no Rio, durante a realização do Rio Oil&Gas, encontro que reuniu os principais players do setor. Com a presença de representantes do governo, da Petrobras, dos importadores, das associadas e doutros agentes da área de petróleo, energia e gás, o presidente da Refina Brasil, Evaristo Pinheiro, destacou a importância das refinarias independentes na formação de um mercado mais competitivo e sustentável.

“Temos apenas um ano, mas parecem que são 10, tantas as batalhas que já travamos”, disse o presidente da Refina, entidade que representa 20% do mercado de refino brasileiro.

A Refina Brasil, criada em dezembro de 2022, tem como missão representar as empresas do setor privado e promover discussões sobre melhorias regulatórias, fiscais e tributárias. A associação visa construir um ambiente mais justo e equânime, fortalecendo toda a cadeia produtiva. Entre as suas associadas estão refinarias como Acelen (Bahia), Dax Oil (Bahia), Ream (Amazonas), Energy SSOil (São Paulo), Braba (RJ) e Brasil Refino (BA). A presidente da Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), Tabita Loureiro, destacou o crescimento da participação da União na extração do petróleo do Pré-Sal.

 

Fachada do Ministério de Minas e Energia; sede em Brasília | Imagem: Reprodução
Fachada do Ministério de Minas e Energia; sede em Brasília | Imagem: Reprodução

 

“A parcela de óleo da União já é 86 000 barris por dia. Isso tende a crescer. A gente já vendeu mais de 100 000 barris por dia no último leilão e no outro ano, 200, 300, 400 mil. Em 2029, a União já estará respondendo por mais de 500 000 barris por dia, sendo a segunda maior produtora e representada pela PPSA no Brasil.” Destacou ela.

Demais entidades

Alinhado com os projetos já em desenvolvimento pela Acelen e pela SSOIl, Lucchesi lembrou que todos os países vão ter que fazer um programa acelerado de transição energética. O Coordenador-Geral de Abastecimento, Sustentabilidade e Inovação do Ministério de Minas e Energia, Aldo Barroso Júnior, destacou as ações recentes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que ampliou as vendas da PPSA, além da aprovação do PL do Combustível do Futuro como medidas importantes para dinamizar o setor.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa (com adaptações)

você pode gostar também