Raspberry Pi 4: youtuber modifica verso mais barata e aumenta memria para 8 GB de RAM

[ad_1]

O Raspberry Pi 4 possui versões de 1 GB a 8 GB de RAM, permitindo que desenvolvedores selecionem modelos mais adequados para sua necessidade. Com a pandemia de coronavírus, o minicomputador teve sua oferta prejudicada, fazendo com que alguns modelos desaparecessem do mercado por vários meses.

É nesse cenário que o entusiasta MadEDoctor do YouTube divulgou um vídeo em que modifica um Raspberry Pi 4 de 1 GB para aumentar sua memória RAM para 8 GB. O processo deixa claro que o upgrade é uma tarefa muito complexa e requer solda, manutenção de componentes delicados e, obviamente, um chip de memória de 8 GB.

A primeira etapa é remover o chip de memória de 1 GB soldado ao circuito único do Raspberry Pi 4. Para isso, o youtuber utiliza fita Kapton — um material extremamente resistente ao calor — para isolar a área ao redor da RAM.

É necessário aquecer a placa até 250 ºC utilizando uma estação de ar quente com fluxo de ar de 60%, e então, a temperatura deve ser elevada para 400 ºC para permitir que a solda do chip antigo seja deteriorada pelo calor. Cautela é indispensável, uma vez que a solda ainda sólida pode causar danos à superfície de contato eletrônico da memória.

O entusiasta mostra o processo de limpeza do material de soldagem, que deve ser feito com muito cuidado. É utilizada uma trança de cobre para remover detritos da solda de chumbo, um pouco de álcool isopropílico e fazer pressão delicada com uma haste flexível com algodão.


Usu




Curiosidade
03 Mar



O dobro de possibilidades? iPhone modificado




Curiosidade
12 Fev


O último passo é aplicar o novo chip de memória RAM de 8 GB. Essa etapa é complicada, dado que as superfícies de contato são minúsculas e não “encaixam”. O MadEDoctor afirma que a melhor forma de inserir o módulo novamente é verificar as linhas delimitadoras impressas na placa e estimar distâncias equivalentes nas bordas.

Com isso, é necessário aumentar a temperatura da superfície isolada novamente com um fluxo de ar reduzido, a fim de evitar que a memória seja deslocada. O hardware precisa resfriar lentamente até temperatura ambiente para que possa ser testado. Por volta de 7 minutos no vídeo, é possível ver o sistema funcionando com seu novo chip de 8 GB de RAM.

“É quase impossível encontrar o Rasperry Pi em estoque nos revendedores autorizados da Europa, então a única opção que você tem é o mercado de produtos usados, que está muito acima do preço”, disse o entusiasta. “Se você tem o equipamento e a experiência, esse pode ser um projeto de ‘faça-você-mesmo’ interessante.”

[ad_2]

Source link

você pode gostar também