O deputado federal Reimont (PT-RJ) registrou Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de adaptação de banheiros públicos para ostomizados em todo Brasil. O PL foi registrado como 1469/2025.

“A falta de banheiros públicos adaptados para atender às necessidades dos ostomizados é uma barreira que limita a mobilidade e a qualidade de vida dessas pessoas, que frequentemente evitam sair de casa por não encontrarem instalações adequadas”, aponta o deputado.
O que é Ostomia?
A Ostomia é uma cirurgia que pode salvar vidas e é realizada com objetivo de construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes nalguns casos oncológicos e também de perfurações no abdômen. Mas, ainda existe muito preconceito no entorno das pessoas ostomizadas, o que dificulta o convívio em sociedade.
É um procedimento necessário em casos de perfurações acidentais no abdômen ou dalguns tipos de câncer, como tumores colorretais ou de bexiga. O estoma, que é a parte do intestino em contato com a bolsa, é vermelho vivo, úmido e não dói ao ser tocado, mas pode ocorrer um pequeno sangramento, devido aos vasos sanguíneos.
Ostomizados são as pessoas que tiveram uma cirurgia para criar uma abertura no corpo, que permite a saída de fezes ou urina. Dessarte, 16 de novembro, é o Dia Nacional dos Ostomizados, ao qual falar sobre a importância deste procedimento e o quão comum ele pode ser, e a sua aceitação.
Fonte: Assessoria de Imprensa e A.C. Camargo (adaptado)