O projeto de lei proposto pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que reconhece a Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi) como uma instituição de utilidade pública, vai para a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Nesta quarta-feira (25) a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a redação final da proposta.
“Mais uma data marcante, que valoriza o trabalho de tanta gente para o fortalecimento do turismo no Norte Pioneiro”, destacou Romanelli. “Acredito que o governador vai sancionar a nossa proposta, além de reconhecer a importância da Atunorpi, que poderá buscar novos recursos no setor público e no setor privado para potencializar o turismo na nossa região”.
Romanelli destaca que a data de 25 de agosto marca, além da aprovação da lei de sua autoria, a realização do 1º Evento Oficial da Governança da Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce, realizada na Marina Ilha Bela, em Carlópolis. O encontro contou com o protagonismo da Atunorpi e reuniu cidades do Paraná e São Paulo que ficam na área de abrangência da Hidrelétrica de Xavantes.
“O grupo que trabalha o projeto Angra Doce está discutindo formas de estimular o potencial turístico da região. Temos muitas belezas naturais e muitas opções para oferecer aos turistas”, afirmou. Romanelli participou do encontro junto com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e dos secretários Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística).
Atunorpi – Criada em 2015, a Atunorpi apoia as atividades, projetos e iniciativas do turismo, orienta e estimula as prefeituras a atuarem na construção do desenvolvimento sustentável do turismo local e regional. As 16 cidades que compõem a associação têm em comum o turismo religioso, rural e de aventura, que anualmente recebem milhares de visitantes de várias partes do Brasil e até do exterior.
Fazem parte da associação os municípios de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.
FONTE: COMUNICAÇÃO ALEP