Os três senadores sul-mato-grossenses votaram pela aprovação do Projeto de Lei de “reciprocidade tarifária”, que prevê tarifas em resposta a barreiras comerciais impostas por outros países a produtos brasileiros. O PL 2088/2023, que uniu governo e oposição, teve 70 votos favoráveis no plenário e nenhum contrário. Nelsinho Trad (PSD-MS), Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Tereza Cristina (PP-MS) foram os representantes sul-mato-grossenses na votação
O texto foi ao plenário logo após ter sido aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em caráter terminativo, quando deveria ser encaminhado diretamente para a Câmara dos Deputados depois do prazo de cinco dias. Porém, o prazo de cinco dias foi quebrado e um requerimento de urgência levou o texto para apreciação de todos os senadores, quando foi aprovado.
Durante a votação, a senadora sul-mato-grossense relatora da matéria Tereza Cristina afirmou que o diálogo sempre deve ser buscado, ressaltando que o projeto é “de interesse do Brasil”. Por isso, há a urgência dele, para que saia do Senado e vá à Câmara dos Deputados para que possa ser votado, para que o Brasil tenha defesa e instrumentos.
O autor do projeto, senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) destacou a relatoria de Tereza Cristina ao afirmar que ela ampliou a amplitude do projeto para servir não apenas para a questão e para o debate ambiental. Naquele momento (2023), o foco, a dificuldade era a imposição europeia com relação às questões ambientais e comerciais aqui, explicando que o texto adaptado vai dar ao negociador brasileiro alguma condição de colocar a sua opinião legal na mesa.
O senador Nelsinho Trad enfatizou que o texto responde a uma demanda real: proteger o Brasil diante das regras comerciais e ambientais unilaterais, sem abrir mão do diálogo e da diplomacia. Diante de ameaças externas, o Senado responde com união, e o Brasil demonstra que precisamos agir com responsabilidade, com estratégia e bom senso. O próximo passo é aprofundar este debate no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e fortalecer as pontes com os nossos parceiros internacionais
Há pressa
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o projeto é importante porque está previsto para hoje o anúncio do aumento de tarifas de importação pelos Estados Unidos da América. A data está sendo chamada pelo presidente norte-americano Donald Trump de dia da libertação dos Estados Unidos de produtos estrangeiros. Ainda não foram divulgadas informações sobre as alíquotas e sobre como as tarifas serão calculadas.
Fonte: Correio do Estado (com adaptações)