Prevenção ao suicídio e recall de aparelho de suporte à vida são pautas da Comissão de Saúde

Em sua reunião ordinária, na manhã desta quarta-feira (25), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), abriu espaço para duas convidadas tratarem de temas sensíveis que preocupam parcela da população. A médica psiquiatra Gilmara Bueno abordou a questão do suicídio, apresentando um aplicativo gratuito, criado por ela, para valorização da vida. Já a presidente da Aliança Distrofia Brasil, Karina Züge, informou os deputados da realização de um recall de equipamento de suporte à vida utilizado por pessoas com distrofia muscular e pediu providências para que a situação fosse averiguada no estado.

Gilmara Bueno descreveu sua trajetória profissional de médica formada pela Universidade de Passo Fundo, especialista em Psiquiatria pela UFRGS, com pós-graduação em Psicoterapia Psicanalítica e Psicoterapia Cognitivo-comportamental, e explicou o contexto que a levou a criar uma plataforma de conteúdo digital – a JuntaMente – para auxiliar pessoas em sofrimento emocional. Disse que hoje vivenciava-se um trauma coletivo, que, assim como se deu em outros momentos da história, como no Holocausto ou na Guerra do Vietnã, poderia levar mais de uma geração para ser “elaborado”. A iniciativa, explicou, tinha parceria com o Centro de Valorização da Vida e apoio do Cremers.

Karina Züge disse que a distrofia muscular era uma doença de ordem genética, que causava a deterioração progressiva do tecido muscular. Os portadores chegavam a um estágio em que eram necessários aparelhos de suporte à vida. Contou terem sido surpreendidos recentemente pelo anúncio de um recall de aparelhos da empresa Phillips, nos Estados Unidos, usados para essa finalidade, devido a uma série de defeitos detectados, mas que não possuía informações sobre o assunto no Brasil. “Se ocorre um recall de carro, logo aparece em rede nacional”, considerou, lamentando que no caso desses aparelhos o assunto não tivesse tido repercussão, quando se estimava em torno de 1 milhão de usuários. Ela pediu o auxílio da comissão para buscar informações junto ao governo sobre o número e a condição desses aparelhos no estado.

Audiências públicas aprovadas
Antes, os parlamentares apreciaram a Ordem do Dia, aprovando quatro requerimentos de audiências públicas. Duas delas, propostas pelos deputados Valdeci Oliveira (PT) e Dr. Thiago Duarte (DEM), deverão ser unificadas por tratarem de um mesmo tema, o programa Assistir, do governo estadual, de incentivos aos hospitais. Outra audiência, de iniciativa do deputado Faisal Karam (PSDB), tratará da construção de hospital de médio e alto grau de complexidade na Região Vale dos Sinos, Vale do Caí e Vale Paranhama. Por fim, um quarto requerimento aprovado, de autoria do deputado Dr. Thiago Duarte, autorizou debate sobre a situação das pessoas com deficiência.

Estiveram na reunião os deputados Pepe Vargas (PT), Valdeci Oliveira (PT), Marcus Vinicius (PP), Vilmar Lourenço (PSL), Gerson Burmann (PDT), Franciane Bayer (PSB), Dr. Thiago Duarte (DEM), Paparico Bacchi (PL), Neri, o Carteiro (Solidariedade) e Zilá Breitenbach (PSDB), presidente.

FONTE: Agência de Notícias ALRS.

você pode gostar também