O presidente da Câmara Municipal de Rubiataba, Márcio do Rubim (PSD), solicitou ao prefeito Padre Weber (PSD) que vete um projeto aprovado recentemente no Legislativo que previa a concessão de gratificação de 30% para vereadores que ocupam cargos na Mesa Diretora e presidências de comissões.
A proposta, de autoria coletiva dos parlamentares, tramitou no fim de março e estabelecia o pagamento adicional sob justificativa de compensar funções além das atribuições comuns do mandato. Apesar de a medida ter respaldo jurídico e ser considerada legal pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), segundo a Câmara, a repercussão negativa entre a população foi determinante para a reavaliação.
Durante o fim de semana, Márcio do Rubim se reuniu com o prefeito e gravou um vídeo destacando que o pedido de veto foi motivado pela insatisfação popular. “Queria parabenizar pela sensibilidade”, disse o presidente da Câmara ao chefe do Executivo.
Em nota publicada nas redes sociais, o Legislativo reforçou o posicionamento.
“Não obstante a legalidade e o respaldo jurídico da matéria, em respeito à vontade popular, o presidente da Câmara Municipal de Rubiataba solicitou ao prefeito que procedesse ao veto do referido projeto, evidenciando que o exercício do mandato público deve estar alinhado aos anseios da sociedade, com prudência e compromisso com o interesse coletivo”, diz o texto.
O caso evidencia o impacto da reação popular nas decisões políticas locais e reacende o debate sobre remuneração e benefícios de agentes públicos em municípios do interior.








