Presidida por Waldemar Oliveira, Frente Parlamentar é criada para aproximar Brasil de países da Ásia

A soma das populações das nações do Sudeste Asiático resulta em mais de 400 milhões de pessoas; saiba mais

Foto: Reprodução

Foi lançada na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, dia 13, a Frente Parlamentar Brasil-ASEAN, a Associação de Nações do Sudeste Asiático que reúne Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Vietnã e Brunei. Presidida pelo deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE), a Frente Parlamentar quer promover a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas entre o Brasil e os países que integram a ASEAN.

Geografia

O Sudeste Asiático ocupa uma área de 4 100 000 km², o qual abriga os seguintes países: Brunei, Mianmar, Camboja, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. A soma das populações de todas as nações citadas resulta em 400 milhões de pessoas.

 

A geografia do Sudeste Asiático | Imagem: Reprodução
A geografia do Sudeste Asiático | Imagem: Reprodução

 

Contudo, os países que detêm as maiores populações do subcontinente são: Indonésia, Vietnã, Filipinas, Tailândia e Mayanmar, os quais respondem por cerca de 360 milhões de habitantes do Sudeste Asiático. A Associação de Nações do Sudeste Asiático foi criada em 1967 e entre os seus objetivos destacam-se assegurar a estabilidade política e acelerar o processo de desenvolvimento da região.

 

Fonte: Agência Câmara e Brasil Escola (com adaptações)

você pode gostar também