O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), decretou nesta segunda-feira, dia 21, luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco. O luto oficial vai de segunda-feira até o domingo, dia 27, e, uma projeção especial na parte externa da cúpula do Senado e do Anexo 1, que seria feita na noite desta segunda em homenagem ao aniversário de Brasília e do Palácio do Congresso, foi adiada.
“Suas ações transcendem fronteiras religiosas; sua liderança espiritual, marcada pela simplicidade e pelo acolhimento, inspirou milhões ao redor do mundo”, afirmou o senador.
Outrossim, também foi cancelada sessão especial para homenagear o Lions Clube, que estava prevista para a quarta-feira, dia 23. Estão mantidas as demais atividades legislativas do Senado marcadas para esta semana.
Para o congressista, a morte de Jorge Mario Bergoglio, representa uma perda inestimável para todos os que reconhecem a importância do diálogo, da fraternidade e da promoção da paz entre os povos. O presidente do Senado disse ainda que o papa se destacou pelo compromisso com os valores da humildade, da justiça social e da solidariedade com os mais pobres.
Fonte: Agência Senado (com adaptações)