Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Prefeitura de Goiânia encaminha reajuste de 5,4% para servidores da Educação

O prefeito em exercício de Goiânia, Anselmo Pereira, encaminhou à Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (11/5), um projeto de lei que prevê reajuste de 5,4% nos salários e benefícios dos servidores da rede municipal de Educação.

De acordo com a proposta, o reajuste deverá ser aplicado a partir de 1º de maio de 2026 e acompanha a atualização do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica para o próximo ano. A medida beneficia os servidores ocupantes dos cargos previstos na Lei nº 7.997, de 20 de junho de 2000.

Além dos vencimentos, também terão reajuste no mesmo percentual benefícios como a Gratificação de Regência de Classe, Auxílio Locomoção e a Gratificação pelo Exercício de Atividades de Pesquisa, Capacitação e Técnico-Educacionais Especializadas.

Ao comentar o envio do projeto, Anselmo Pereira destacou o compromisso da gestão do prefeito Sandro Mabel com a valorização dos profissionais da Educação.

“O prefeito Mabel tem transformado a Educação em Goiânia e isso passa, sem dúvidas, pela valorização e reconhecimento dos servidores. Esta é mais uma medida desta gestão dentre tantos avanços já assegurados”, afirmou.

O anúncio ocorre em meio à mobilização dos trabalhadores da Educação municipal. Também nesta segunda-feira (11/5), o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) acatou ação movida pela Prefeitura de Goiânia que pedia a declaração de ilegalidade da greve anunciada pela categoria.

Na decisão, o TJ-GO determinou que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás mantenha ao menos 70% dos servidores administrativos da rede municipal em atividade durante a paralisação prevista para começar nesta terça-feira (12/5).

A decisão judicial busca garantir a continuidade parcial dos serviços nas unidades escolares da capital durante o período de mobilização dos servidores.

Autor