Morreu nesta sexta-feira, dia 17, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, aos 68 anos, depois de sofrer um mal-estar em casa. Ele chegou a ser internado, mas não resistiu.
Após a confirmação por parte da assessoria do esportista, políticos foram às redes sociais prestar homenagens e lamentar a perda. Ícone do basquete brasileiro, Oscar construiu uma trajetória marcada por talento e dedicação, tornando-se um dos maiores pontuadores do basquete mundial e levando o nome do Brasil ao reconhecimento internacional.
“Profundo pesar pelo falecimento de Oscar Schmidt, um dos maiores nomes da história do esporte brasileiro.” Declarou Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Congresso Nacional.
“Recebo com tristeza a notícia da partida do ex-jogador Oscar Schmidt, o eterno Mão Santa. Gigante na trajetória e no talento, deixa como principal marca seus momentos de garra e amor ao esporte e à camisa da Seleção Brasileira. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus os conforte neste momento de dor.” Hugo Motta (Rep-PB), presidente da Câmara dos Deputados.
“O Brasil se despede hoje de um ícone das quadras. Oscar Schmidt transformou o basquete em paixão nacional com sua precisão, sua garra e sua entrega em cada jogo. Seu legado é eterno e seguirá ecoando em cada cesta e em cada jovem que sonha com o esporte. Nossa solidariedade à família, amigos e fãs.” Paulo Pimenta (PT-CE).
“Hoje o Brasil se despede de uma de suas maiores lendas do esporte. Oscar Schmidt deixa um vazio imenso no coração de quem ama o basquete e de todos que se inspiraram na sua história.” Leila do Vôlei (PDT-DF).
O atleta
Oscar é muito mais do que um exemplo para atletas das futuras gerações. Foi inspiração, foi emoção, foi alegria para milhões de brasileiros. Em quadra, carregou o Brasil com coragem e orgulho, defendendo nossas cores em competições ao redor do mundo e eternizando seu nome na história do esporte.








