PL de Lafayette de Andrada concede mais tempo para gestante tirar carteira de motorista

Para tanto, a Câmara dos Deputados avalia concessão de prazo de seis meses após o parto; confira

Foto: Reprodução

O Projeto de Lei 248/25 garante às candidatas gestantes prazo mínimo de seis meses após o parto para concluir o processo de habilitação como motorista. A proposta, que está em análise na Câmara, é de autoria do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

“As limitações físicas, psicológicas e emocionais próprias do final do período gestacional não podem impedir as gestantes de concretizar seu direito de obter a carteira de motorista, cujos testes exigem concentração e esforço físico incompatível com o momento”, justifica Lafayette de Andrada.

Atualmente, já é assegurada a prorrogação de prazos às gestantes nos cursos de graduação superior e nas provas de aptidão física em concursos públicos, entre outros. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

 

Fonte: Agência Câmara (com adaptações)

você pode gostar também