A crise política que ameaçava dividir a base governista em Uruaçu chegou ao fim. O prefeito Azarias Machadinho (MDB) e a vice-prefeita Bia Martins selaram a paz política e anunciaram uma aliança que reorganiza o cenário eleitoral no município para as eleições deste ano.
Com articulação do ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, o entendimento foi consolidado no último domingo (31), quando Machadinho confirmou apoio à pré-candidatura de Lucas do Vale (PSD) para deputado federal e à vice-prefeita Bia Martins para deputada estadual.
O acordo encerra especulações sobre divergências internas e fortalece o grupo político alinhado ao governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), que buscará a reeleição.
Bia Martins chega à disputa com forte capital político em Uruaçu. O prestígio da vice-prefeita ficou evidente quando o ex-prefeito Walmir Pedro decidiu retirar sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa logo após o anúncio de sua entrada na corrida eleitoral. Nos bastidores, a avaliação era de que Bia teria maior competitividade eleitoral, o que poderia enfraquecer projetos futuros de aliados para a disputa pela Prefeitura de Uruaçu em 2028.
Já Lucas do Vale, embora tenha sua base política em Rio Verde, vem ampliando sua atuação em diversas regiões do estado e é apontado como uma das principais lideranças políticas ligadas ao município de Uruaçu. A expectativa do grupo é que, eleito deputado federal, ele fortaleça a representação da região Norte de Goiás em Brasília.
A aliança reúne lideranças influentes do MDB e do PSD e passa a ser considerada uma das mais robustas do interior goiano para o pleito de 2026. Paulo do Vale, Lucas do Vale, Machadinho e Bia Martins já atuam de forma integrada na construção do projeto político que apoia a continuidade da gestão estadual liderada por Daniel Vilela.
Nos bastidores, aliados avaliam que a composição entre Lucas do Vale e Bia Martins cria uma chapa altamente competitiva e com potencial de ampliar significativamente a representação política de Uruaçu e da região Norte de Goiás na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Com a pacificação do grupo, o foco agora passa a ser a mobilização eleitoral e a consolidação das candidaturas nos próximos meses.








