Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Parnaíba vai receber aumento de mais de R$ 20 mi por ano para a saúde após trabalho de articulação de Marcelo Castro

Ministério da Saúde autoriza aumento histórico de recursos para custear serviços especializados e hospitalares; veja

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) participou, nesta terça-feira, dia 26, de uma reunião no Ministério da Saúde com o ministro Alexandre Padilha e o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, para anunciar a autorização do aumento dos recursos federais destinados à saúde pública do município. A medida representa um reforço anual de R$ 20.873.752,86 para o teto de Média e Alta Complexidade (MAC) de Parnaíba, recurso utilizado para custear serviços especializados e hospitalares da rede pública de saúde.

Atualmente, o município recebe R$ 47.893.938 por ano. Com o novo aporte, o valor terá um aumento de mais de 43%, passando a superar R$ 68,7 milhões anuais. Na prática, o incremento significa cerca de R$ 1,74 milhão a mais por mês para fortalecer o atendimento à população.

Os recursos são fundamentais para o funcionamento de serviços como cirurgias, internações hospitalares, exames especializados, atendimentos de urgência e emergência, consultas com especialistas, UTI, tratamentos oncológicos, procedimentos cardiológicos, além do custeio de hospitais e unidades de referência da região.

Estamos aumentando esses recursos em mais de R$ 20 milhões por ano. O nosso propósito, desde que eu fui ministro da Saúde, é fazer de Parnaíba um centro de saúde tão importante quanto Teresina. Assim, as pessoas não precisam se deslocar de Parnaíba para Teresina.” Destacou o senador Marcelo Castro.

O aumento corrigiu uma defasagem nos valores repassados ao município para a manutenção da rede assistencial de média e alta complexidade. A conquista foi resultado de uma articulação liderada pelo senador Marcelo Castro junto ao Governo Federal e ao Ministério da Saúde, com levantamento técnico das necessidades do município e defesa do reajuste dos recursos para atender à demanda crescente da região.

O senador também ressaltou os impactos diretos da medida para a população da planície litorânea e de toda a região Norte do estado. Ao passo que o O ministro Alexandre Padilha também ressaltou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da saúde na região.

Mais recursos significam mais atendimento, mais exames, mais cirurgias e mais dignidade para a população. Esse reforço vai permitir ampliar a capacidade da rede pública, melhorar os serviços e garantir mais qualidade no atendimento das pessoas que dependem do SUS.” Acrescentou o congressista.

 

Vocês sabem do compromisso do presidente Lula com a região de Parnaíba. Estamos investindo com mais essa ação para reforçar o trabalho do município, o esforço do senador Marcelo Castro, do governador Rafael Fonteles para a gente fazer com que o funcionamento dessas atividades aconteça. São recursos fixos, permanentes para a tranquilidade da população de Parnaíba e para fortalecer, cada vez mais, a saúde.” Airmou o ministro.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Autor