Para Sâmia Bomfim, detenção de Glauber é inconstitucional; entenda

A parlamentar disse que já acionou o STF e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco

Foto: Reprodução

A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-RJ) classificou como “inconstitucional” a detenção do também parlamentar Glauber Braga (Psol-RJ), que foi levado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro à delegacia após apoiar um protesto de estudantes da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Durante o UOL News desta sexta-feira, dia 20, Sâmia disse que já acionou o STF e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que contatou as autoridades do estado sobre o caso.

Entenda

A prisão dum parlamentar nessas condições é inconstitucional. O parlamentar só pode ser preso em flagrante por crime inafiançável, que de longe não tem nada a ver com o que o Glauber estava fazendo na UERJ. […] Os estudantes estavam lutando pelo direito à alimentação e moradia, a ter acesso a materiais didáticos. Mas a polícia foi acionada para prendê-los.

A PMERJ entrou nas instalações da universidade após decisão judicial determinar a desocupação do prédio, tomado por alunos há um mês. A mudança de regras de concessão de bolsas e auxílios estudantis retiraram mais de mil alunos dos benefícios. Ademais, outra ocupação foi realizada pelos manifestantes em 29 de julho pelo mesmo motivo. Para Sâmia, o episódio não influencia na situação do deputado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

 

Fonte: UOL (com adaptações)

você pode gostar também