Com forte penetração nas redes sociais e apoio de parte do eleitorado mais jovem, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) e o coach, empresário e influenciador digital Pablo Marçal (PRTB-SP) vêm se aproximando, nos bastidores, em conversas que giram em torno duma possível composição para as eleições municipais de outubro. Tanto Kim quanto Marçal são pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo no pleito deste ano, mas ainda aparecem distantes do pelotão de frente na corrida pela sucessão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) – que será candidato a um segundo mandato.
As Estatísticas
Em um dos cenários da mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada no dia 29 de maio, o pré-candidato do PRTB obteve 7% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com nomes mais conhecidos do mundo político, como a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) e o apresentador de Tevê José Luiz Datena (PSDB), ambos com 8%. Os dois líderes que vêm polarizando o cenário eleitoral em São Paulo são o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), com 24%, e o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB), com 23%.
No segundo cenário testado pelo Datafolha, sem a presença de Datena e Kim, Marçal tem um desempenho ainda melhor, aparecendo com 9% das intenções de voto – numericamente empatado com Tabata. Nesse caso, Nunes fica numericamente à frente de Boulos, marcando 26% contra 24% do pré-candidato do Psol. A terceira colocação fica dividida entre Tabata e Marçal, ambos com 9% das menções. Marina Helena, por sua vez, marca 6%.
Próximos no espectro político-ideológico, Kim Kataguiri e Pablo Marçal mantêm boa relação e, nas últimas semanas, têm se aproximado com vistas à eleição de outubro. O deputado federal participou, no fim do mês passado, do programa “Marçal Talks”, comandado pelo coach e exibido no YouTube. Ambos tiveram uma conversa cordial e demonstraram sintonia.
Em Brasília
Numa reunião de cerca de 3 horas de duração, realizada na noite de terça-feira, dia 4, em Brasília, Marçal foi convidado pelo União Brasil para ser candidato a vice na chapa encabeçada por Kim. A informação foi publicada inicialmente pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo, e confirmada pelo InfoMoney. Além dos dois pré-candidatos a prefeito de São Paulo, participaram do encontro o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda; o tesoureiro do partido e ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil-BA); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Ainda em Brasília, Pablo Marçal acompanhou a sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que arquivou uma representação contra o deputado André Janones (Avante-MG). Durante a sessão, marcada por muito tumulto, confusão e troca de xingamentos entre os parlamentares governistas e de oposição, Marçal se desentendeu com Guilherme Boulos e foi chamado de “coach picareta”. O empresário ironizou Boulos nas redes sociais.
Fonte: InfoMoney (com adaptações)