Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Novo Anel Viário de Goiânia deve ter licitação lançada entre abril e maio, com investimento de R$ 1 bilhão

Uma das obras mais aguardadas em Goiás, o novo Anel Viário da Grande Goiânia deve avançar nas próximas semanas. A previsão é que o edital de licitação para definir a empresa responsável pela construção seja publicado entre abril e maio.

O projeto tem como principal objetivo desafogar o tráfego da BR-153 e melhorar o escoamento de mercadorias entre municípios da Região Metropolitana, além de retirar o trânsito pesado do perímetro urbano da capital.

Projeto em fase final no DNIT

Segundo o deputado federal José Nelto (União Brasil), o projeto está em fase final de elaboração pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Goiás.

“Há um esforço conjunto do Ministério dos Transportes e do DNIT para que essa obra seja licitada o quanto antes”, afirmou o parlamentar.

Com a conclusão do projeto técnico, o próximo passo será a publicação do edital que dará início ao processo licitatório.

Obra de grande porte e impacto nacional

O novo Anel Viário terá cerca de 44 quilômetros de extensão, com seis pistas de rolamento e duas vias marginais. A estrutura será construída em concreto, modelo mais resistente ao tráfego pesado.

O investimento estimado é de R$ 1 bilhão, e a obra já foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme anunciado pelo prefeito Sandro Mabel.

Até o momento, cerca de R$ 70 milhões já estão garantidos no DNIT, após articulação orçamentária liderada por José Nelto.

Infraestrutura robusta

O projeto prevê ainda um conjunto expressivo de intervenções:

* 45 obras de arte especiais
* 10 pontes
* 35 viadutos
* 26 km de interligações com outras rodovias

De acordo com o deputado, a obra terá impacto direto na mobilidade urbana e logística nacional.

“Vai tirar todo o trânsito pesado do centro. Quem segue para Minas, São Paulo ou Brasília não vai mais precisar passar por Goiânia. Hoje, qualquer acidente trava tudo. Essa obra vai destravar a mobilidade não só da cidade, mas do Brasil”, destacou.

Projeto esperado há décadas

A construção do novo anel viário é discutida há mais de 30 anos e é considerada estratégica para o crescimento econômico da região.

Segundo José Nelto, além de melhorar o trânsito, o projeto deve impulsionar investimentos logísticos e gerar empregos.

“Essa obra vai valorizar toda a região, atrair investimentos e gerar milhares de empregos. É uma obra de interesse nacional, não apenas de Goiânia”, afirmou.

Licitação deve contemplar toda a obra

A expectativa é que o edital seja lançado de forma integral, abrangendo todo o trecho do novo anel viário.

“O edital será da obra toda, não será parcelado. Será uma obra em concreto armado, diferenciada, de responsabilidade do governo federal”, concluiu o parlamentar.

Autor