O Brasil terá o Dia do Nacional do Físico

Portal Política
0
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
309507 (11)

Num cenário de desvalorização da Ciência, a criação de datas comemorativas como esta se faz ainda mais necessária. Destarte, a Casa do Povo aprova o Dia Nacional do Físico, em 19 de maio; acompanhe.

 

A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou o Projeto de Lei 3441/21, que institui o Dia Nacional do Físico em 19 de maio. A relatora em Plenário, deputada PERPÉTUA ALMEIDA (PCdoB-AC), recomendou a aprovação. “O Brasil precisa conhecer e divulgar melhor os seus expoentes científicos”, afirmou a parlamentar. O texto seguirá para o Senado Federal.

Deputada federal PERPÉTUA ALMEIDA (PCdoB-AC)

 

O porquê da data

Segundo o autor da proposta, deputado DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA), o físico alemão Albert Einstein (1879-1955) publicou, em 19 de maio de 1905, artigos nos quais discorreu sobre a Teoria da Relatividade. A Teoria, por Einstein, conclui estudos precedentes do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da teoria de Isaac Newton, físico inglês, pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. O espaço-tempo na relatividade especial consiste duma variedade diferenciável de 4 dimensões, três espaciais e uma temporal (a quarta dimensão), munida duma métrica pseudo-riemanniana, o que permite que noções de Geometria possam ser utilizadas. É nessa teoria, também, que surge a ideia de velocidade da luz invariante.

Deputado federal DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA)

 

O Dia Nacional do Físico prestará justa homenagem àqueles que dedicaram e dedicam suas vidas à pesquisa científica e ao desenvolvimento de tecnologias, concebendo intervenções que contribuem para o avanço do conhecimento e para a modernização do aparato tecnológico”, afirmou o parlamentar baiano.

 

A motivação

Ao apresentar o texto aprovado, Almeida citou vários pioneiros da Física no Brasil – como Gleb Wataghin, Cesar Lattes, Marcelo Damy, Mario Schenberg, José Leite Lopes, Jayme Tiomno, Sonja Ausher, Elisa Frota-Pessoa e Joaquim da Costa Ribeiro –, destacando as principais descobertas de cada um.

 

 

 

Harry – Portal Política

 

Deixe um comentário

Acesso Portal

error: Alerta: Conteúdo Protegido!