Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Na Câmara, comissão aprova porte de arma para agente ambiental

O projeto de lei segue em análise na Casa; acompanhe

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza o porte de arma de fogo para agentes de fiscalização ambiental que atuam em ações externas de fiscalização, inspeção, vistoria ou apuração de infrações ambientais. A proposta altera o Estatuto do Desarmamento para incluir a categoria entre as que podem portar armas.

O objetivo é garantir a segurança dos agentes que atuam em biomas vulneráveis, como a Amazônia e o Pantanal, onde a fiscalização ambiental enfrenta redes de criminalidade e violência armada. A comissão aprovou a versão do relator, deputado Alberto Fraga (PL-DF), que fez ajustes de redação no Projeto de Lei 5911/25, do deputado Marcos Pollon (PL-MS).

 

Deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) | Imagem: Reprodução
Deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) | Imagem: Reprodução

 

O projeto de lei é mais que meritório, sendo medida adequada, necessária, razoável e urgente.” Afirmou o relator.

Fraga destacou que ataques contra equipes de fiscalização são frequentes e já resultaram em mortes. A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Agência Câmara (com adaptações)

Autor