[ad_1]
O Google anunciou nesta sexta-feira (27) três novos serviços de computação em nuvem para empresas provedoras de serviços de comunicação (CSPs). Durante sua apresentação na MWC de 2023, a big tech forneceu detalhes de suas novidades que prometem acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias no segmento de telecom.
Já disponíveis em modo de pré-visualização, as soluções vão oferecer aos provedores uma solução unificada para contribuir com a construção, implementação e operação de suas redes nativas em nuvem híbrida e melhorar a experiência de seus consumidores através de recursos de inteligência artificial e analytics.
O Telecom Network Automation é um dos novos serviços oferecidos na nuvem do Google. Essa plataforma permite acelerar a rede e implementações edge de companhias de serviços de comunicação com ferramentas de automação nativas de nuvem.
O programa se beneficia de tecnologias assinadas pelo Google, como o sistema Kubernetes e o Nephio, um projeto de código aberto da gigante das buscas elaborado em parceria com a Fundação Linux em 2022. Além disso, o Telecom Network Automation contribui com a interoperabilidade entre provedores e redução de custos operacionais.
O Telecom Data Fabric, por sua vez, é uma forma de obter insights de dados mais rapidamente. O serviço garante coleta, normalização e correlação de informações por um adaptador de framework mais simples. Com inteligência artificial embarcada, o programa tem gerenciamento de dados otimizado pelas arquiteturas de malha do BigQuery e DataPlex.
Uma das maiores vantagens do Telecom Data Fabric é o Vertex AI, um módulo que utiliza os serviços do Google para processar funções de machine learning de aplicações desenvolvidas pelas provedoras de serviços de comunicação.
O Telecom Data Fabric junto com o Vertex AI permite que desenvolvedores de CSPs e ISVs criem aplicativos analíticos de IA e ML para oferecer suporte a operações de rede entre domínios, eficiência energética, experiência do assinante e monetização.
Por fim, o Telecom Subscriber Insights é descrito como um serviço para obtenção de insights utilizando fontes de dados existentes. Esse programa analisa dados com modelos de inteligência artificial e fornece ações recomendadas, ajudando as provedoras de telecom a interagir com seus assinantes em múltiplos canais.
De acordo com o Google, o Telecom Subscriber Insights permite que as CSPs tenham melhor entendimento sobre o comportamento de seus assinantes, trazendo possibilidades de aplicação de cross-sell (venda cruzada) e upsell (venda de serviços mais sofisticados), gerenciar rotatividade e obter novos clientes com muito mais eficiência.
“Ao aplicar os princípios das nativas em nuvem para as arquiteturas de rede, e acelerar o crescimento de assinantes por uma fonte holística de gerenciamento de dados, os CSPs têm a oportunidade de construir uma ponte entre o espaço que separa a conectividade de hoje, da conectividade do futuro”, comenta Thomas Kurian, CEO do Google Cloud.
[ad_2]
Source link