Max Maciel se reúne na Comunidade do Sol Nascente (DF) em ação que transforma lixão em parquinho infantil

A ação aconteceu numa área no Trecho 2 do Sol Nascente e contou com a participação de diversas parcerias; veja

Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF

Ora, numa ação do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, o mandato do deputado distrital Max Maciel (Psol), em parceria com a professora Liza Andrade, da Universidade de Brasília (UnB), e o seu projeto Laboratórios Periféricos, realizaram um mutirão para requalificar uma área no Trecho 2 do Sol Nascente, que antes servia como depósito de lixo. A área foi transformada num parquinho infantil, trazendo um novo espaço de lazer para a comunidade local.

“É possível a junção entre várias organizações e setores em busca de requalificar os espaços. Juntos com a comunidade, podemos transformar muitos outros lugares como este. Já estamos em articulação com a Novacap para projetos a longo prazo, que incluem o fornecimento de mudas para horta e agrofloresta, ressignificando esse espaço.” Declarou o deputado.

A transformação do espaço só foi possível graças à mobilização da comunidade local e ao engajamento de diversos atores públicos e privados, que se uniram para viabilizar a requalificação, entre eles a Emater, a administração local, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Caesb e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), além de doações de materiais que possibilitaram a construção do parquinho. Ressignificar espaços abandonados ou degradados é fundamental para promover o bem-estar da comunidade.

 

“Parque transformação”: ação sendo executada pelo SLU | Imagem: Reprodução
“Parque transformação”: ação sendo executada pelo SLU | Imagem: Reprodução

 

Quando áreas que antes eram vistas como problemas são transformadas em locais de convivência e lazer, como este novo parquinho no Sol Nascente, a população se beneficia diretamente com um espaço que fortalece os laços comunitários e estimula o cuidado coletivo. Para a professora Liza Andrade, responsável pelo projeto Laboratório Periférico, é muito importante que ocorram essas intervenções nas áreas das bacias, para garantir o uso adequado desses territórios.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa (com adaptações)

você pode gostar também