MAIS DE 2000 PESSOAS PARTICIPARAM DA CAMINHADA PELO AUTISMO DE GOIÂNIA

Foto: Reprodução

No dia 5 de abril às 09:00, ocorreu no Parque Vaca Brava a Caminhada pelo Autismo. Esse evento gratuito aconteceu em razão do Dia da Conscientização do Autismo (dia 5 de abril) e teve o objetivo de promover diálogo, inclusão e conhecimento sobre o tema.

 

 

O evento foi organizado pela Comissão das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Goiânia, presidida pelo vereador Willian Veloso, juntamente com diversas entidades sociais, terapêuticas e educacionais defensoras dos direitos da Pessoa com Deficiência.

O objetivo foi divulgar informações sobre o transtorno, além de gerar debate acerca de políticas públicas para o segmento e combate ao preconceito. O evento contou com a participação de pessoas autistas e familiares, profissionais, assim como de associações atuantes na causa e da sociedade em geral.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca sensibilizar a sociedade para mostrar que não se trata de uma doença, mas de uma condição. Por isso mesmo, juntamente com evento, foi lançada a campanha de divulgação científica “AUTISMO NÃO É CAUSADO POR VACINAS”, visando combater a desinformação apresentam vacinas como possíveis causas dessa deficiência cognitiva.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) não tem um rosto único, mas sim muitas formas, cores e jeitos. Compreender a multiplicidade do autismo é, assim, um passo essencial para construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos. A Caminhada pelo Autismo tem sido todos os anos, mais do que um percurso físico, mas também mental, para que os goianienses possam vivenciar a diversidade, tendo uma vivência agradável lado-a-lado com pessoas autistas e pais atípicos. Ao quebrar barreiras mentais e unir as diferenças sociais, o coração se abre para a integração humana.

Esta foi terceira edição a desse movimento de amor, respeito e inclusão, e espera-se que o evento tenha vida longa no calendário cultural e desportivo de Goiânia. Nesse circuito da inclusão da Caminhada pelo Autismo, todos que têm lutado para superar os preconceitos e para melhorar a saúde e qualidade de vida dos autistas sagraram-se vitoriosos.

você pode gostar também