Mabel lança programa de habitação e promete 15 mil moradias em Goiânia até o fim do mandato

Foto: Reprodução

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (2) a construção de 15 mil moradias populares até o fim de sua gestão. A meta faz parte de um amplo programa habitacional que teve início com a assinatura de um acordo entre a Prefeitura e o Governo de Goiás para a edificação de 720 unidades habitacionais a custo zero, que serão distribuídas gratuitamente à população de baixa renda.

Acordo com o Estado

As moradias serão construídas no Conjunto Vera Cruz, nos empreendimentos Residenciais Iris Rezende IV, V e VI, totalizando R$ 25 milhões em investimentos. Os recursos virão do programa Goiás Social, via Fundo Protege, e do programa federal Minha Casa Minha Vida, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

“Sempre foram feitas obras do Minha Casa Minha Vida com contrapartida dos mutuários. Aqui, não teremos prestações, apenas beneficiados”, explicou Alexandre Baldy, presidente da Agehab.

Moradia sem custo e com dignidade

O prefeito destacou que os imóveis serão entregues em até 12 meses e que o objetivo é atender famílias vulneráveis com moradia digna, infraestrutura e segurança social.

“Goiânia volta a ter um programa de habitação que vai mudar a realidade do nosso déficit, que hoje é de quase 60 mil moradias”, afirmou Mabel. “Quero que até dezembro a gente tenha reduzido ao máximo o número de pessoas em situação de rua”.

O cadastro para concorrer às moradias será aberto quando 50% das obras estiverem concluídas, mas ainda não há data prevista.

Aluguel Social exclusivo para Goiânia

Além do programa de habitação, foi anunciado um reforço no Aluguel Social: 4 mil novas vagas exclusivas para Goiânia. O benefício garante R$ 350 mensais durante 18 meses para custeio de aluguel por famílias em vulnerabilidade.

“Isso vai dar segurança para famílias inteiras que estão na rua ou para mulheres vítimas de violência doméstica que precisam sair de casa com os filhos”, destacou o prefeito.

Com esse pacote habitacional, Mabel consolida uma das principais frentes de sua gestão, com foco na inclusão social, redução do déficit habitacional e fortalecimento da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.

você pode gostar também